Aeroporto de Lukla: o aeroporto mais perigoso do mundo fica no Nepal

O aeroporto de Lukla, considerado por muitos o mais perigoso do mundo, fica no Nepal e é a principal porta de entrada para quem decide fazer algum trekking ao Everest Base Camp ou mesmo escalar o monte Everest, a maior montanha do mundo.

Aeroporto de Lukla, Nepal

Aliás, se você quiser saber mais sobre o trekking que fizemos por lá, tem uma lista de posts aqui do Blog que podem te interessar, então eu vou deixar os links aqui:

Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá.

Lukla, Nepal

Bem, eu já vou começar dizendo que eu não voei para lá. Eu tenho muito medo de voar de avião e pensar em pegar um avião pitico para pousar e depois decolar do aeroporto mais perigoso do mundo não me animou muito não. Então nós decidimos andar 15 dias a mais para evitar esses voos e eu devo dizer que foi uma ótima escolha, pois o nosso trekking ficou ainda mais completo!

Aeroporto de Lukla, Nepal

Mas nós decidimos ficar dois dias em Lukla, já que Thiago é apaixonado por aviões e nós estávamos curiosos sobre a vila e sobre o aeroporto mais perigoso do mundo. Assim, nós pudemos passar um dia quase todo acompanhando o movimento dos aviões em Lukla e aqui eu vou compartilhar com vocês fotos e informações desse aeroporto bem peculiar.

E então, bora explorar melhor o aeroporto de Lukla?

Porque o aeroporto de Lukla é considerado o mais perigoso do mundo?

Bem, vamos listar aqui os fatores que levaram o aeroporto de Lukla a receber essa “classificação” de aeroporto mais perigoso do mundo:

  • Primeiro, estamos falando de um aeroporto que está localizado a 2.860 metros de altitude e que está simplesmente cravado no meio da cordilheira dos Himalaias.
Aeroporto de Lukla, Nepal
Sim, a pista termina no abismo!
  • Segundo, ele tem uma pista de pouco mais de 500 metros de comprimento e 20 de largura. A pista é curtinha e não tem nenhuma área de escape. Não há margem para erro, já que arremeter não é uma possibilidade no aeroporto de Lukla, tendo em vista o tamanho da pista.
Lukla, Nepal

  • A pista tem uma inclinação de 12 graus. Ou seja, o avião pousa morro acima e decola morro abaixo. A ideia aqui é ajudar o avião a frear na chegada e a acelerar na saída.
Sita Air
Vejam a inclinação dessa pista!
  • Os aviões decolam direto para o abismo e chegam de frente para um paredão, em cima de onde está localizada a pista do aeroporto.
Tara Air

  • O clima na montanha é muito instável e muda com muita facilidade. Apesar de estar a apenas 30 minutos de voo de Kathmandu, o clima em Lukla pode estar muito diferente do da capital, não sendo incomum aviões terem que retornar ou sequer poderem decolar de Kathmandu, em razão do tempo fechado em Lukla.
Aeroporto de Lukla, Nepal
Tempo fechado na parte da tarde encerrou as atividades no aeroporto
  • O aeroporto de Lukla não tem uma torre de controle convencional e a única coisa que existe é uma sala de rádio que informa sobre as condições meteorológicas. Radar ou qualquer outro equipamento que auxilie a navegação também não existem. 
Aeroporto de Lukla, Nepal

  • Por isso, apenas pilotos treinados e certificados para pousar no aeroporto de Lukla podem pousar ali. Eles precisam receber um treinamento específico e os pousos e decolagens são todos feitos no modo manual, não há pousos ou decolagens realizados por instrumentos.
Aeroporto de Lukla, Nepal
Atividades iniciando bem cedinho no aeroporto de Lukla

Construção do aeroporto de Lukla

O nome oficial do aeroporto de Lukla é Aeroporto Tenzing-Hillary, em homenagem ao nepalês Tenzing Norgay (1914-1986) e ao neozelandês Edmund Hillary (1919-2008) que conquistaram e escalaram o Everest pela primeira vez na história em 1953. O próprio Edmund Hillary foi um dos maiores incentivadores deste empreendimento e participou de sua inauguração.

Aeroporto de Lukla, Nepal

O aeroporto foi construído em 1964 em uma área que foi comprada pelo próprio Hillary e entregue para a construção da pista e da estrutura necessária para a instalação de um aeroporto que pudesse facilitar o acesso à região. A pista foi construída inicialmente em cascalho e apenas em 2001 recebeu pavimentação, o que permitiu um uso mais intenso do aeroporto.

Lukla, Nepal
O aeroporto fica muito colado com a vila. Esse é o portal de acesso ao aeroporto e ele fica bem no final (ou no começo para quem chega) da rua principal de Lukla

O aeroporto conta com uma pequena área de embarque e desembarque, onde ficam diversos porters/carregadores esperando a chegada dos grupos que vão encarar os trekkings e escaladas na cordilheira.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Entrada do aeroporto

Há ainda uma pequena lanchonete na área interna do aeroporto, que não oferece muitas opções, mas isso não é um problema, pois a vila de Lukla está, literalmente, colada no aeroporto e há muitas opções nos arredores.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Área interna do aeroporto

A simpática vila de Lukla e pontos para a observação de aviões

Lukla foi uma vila que muito me surpreendeu. Eu a achei muito, mas muito fofa! Nós não pousamos no aeroporto, mas decidimos passar por ali para poder ver de perto o aeroporto mais perigoso do mundo e valeu muito a pena. Não apenas porque ficamos ali observando todo aquele trânsito de aviões, mas porque a vila vale muito a pena também.

Lukla, Nepal

Ela é muito turística e, por isso, tem muitas opções de cafés, restaurantes e bares. Há lojas de equipamentos e de roupas também, especialmente ligadas ao montanhismo. Mas vamos fazer uma ressalva aqui, certo? Eu digo muitas opções quando comparadas com as outras vilas do caminho, ok? 

Irish Pub em Lukla

Se você estiver por lá e decidir, assim como nós e muitas outras pessoas fazem, ir dar uma checada no movimento do aeroporto, vá pela manhã, que é quando o número de voos é maior, pois o tempo tende a fechar na parte da tarde.

Lukla, Nepal
Há algumas propriedades ao redor do aeroporto

Há um lodge ao lado do aeroporto, o Buddha Lodge, de onde se tem uma vista bem legal da pista do aeroporto de Lukla, apesar de a vista não ser totalmente livre. Eles têm um restaurante no terraço e vale a pena comer ou tomar alguma coisa por lá para aproveitar a espadinha.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Vista do terraço do lodge

Uma outra dica é andar pelas laterais da pista para ver os pousos e decolagens de ângulos diversos. Claro, se você tiver tempo para isso.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Caminho pela lateral da pista do aeroporto

Nós passamos dois dias em Lukla, descansando, comendo e vendo aviões.

Aeroporto de Lukla, Nepal

Thiago até sentou um pouco embaixo da cabeceira da pista para filmar e fotografar alguns aviões – eu não tive coragem, claro, mas as fotos e os vídeos ficaram muito legais!

Aeroporto de Lukla, Nepal
Vejam uma das fotos de um avião um pouco antes do pouso

Aviões e companhias aéreas que voam para Lukla

Bem, antes de tudo, vamos dizer que não são apenas aviões que voam para o aeroporto de Lukla, mas também helicópteros. Existe um heliponto na lateral da pista do aeroporto e o tráfego de helicópteros por lá é bem intenso.

Heliponto em Lukla
Heliponto em Lukla

Mesmo quando as condições metereológicas não estão tão favoráveis e os aviões encerram ou suspendem suas atividades no aeroporto, os helicópteros ainda continuam a todo o vapor!

Helicóptero Nepal

Apenas três aviões podem operar no aeroporto de Lukla e todos são no estilo STOL (Short Takeoff and Landing), ou seja, aviões que conseguem fazer pousos e decolagens em pistas curtas: o Twin Otter, o Dornier DO-228 e o LET L-410.

Um LET L-410 da Summit Air
Um LET L-410 da Summit Air

Todos eles são aviões bimotores, turboélice e não são pressurizados.

Dornier DO-228 da Sita Air
Esse é um Dornier DO-228 da Sita Air

E há três empresas aéreas que voam de Kathmandu para o aeroporto de Lukla: a Tara Air, a Summit Air e a Sita Air.

Twin Otter da Tara Air
E esse é um Twin Otter da Tara Air

Alguns acidentes que aconteceram no aeroporto de Lukla

Lukla é considerado o aeroporto mais perigoso do mundo não apenas pelos motivos que elencamos acima, mas também por causa número considerável de acidentes que já aconteceram com aeronaves chegando ou saindo do aeroporto ou no caminho dele.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Avião se aproximando para pousar no aeroporto de Lukla

Um desses acidentes aconteceu em outubro de 2008, quando um Twin Otter se chocou contra o solo, incendiando em seguida, a apenas 50 metros antes de tocar a cabeceira do aeroporto, matando 18 pessoas que estavam a bordo. Apenas o piloto da aeronave sobreviveu ao acidente. 

Aeroporto de Lukla, Nepal
Avião decolando de Lukla

Um outro acidente aconteceu em agosto de 2010, quando um Dornier DO-288 caiu perto da vila de Shikharpur, quando estava retornando para Kathmandu, por causa do mau tempo. Todos os onze passageiros e três tripulantes morreram.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Os aviões fazem manobras para se posicionarem no início da cabeceira da pista, já que não há outro espaço para isso.

Em abril de 2019, um Let L-410 da Summit Air decolava do aeroporto de Lukla quando a aeronave desviou da pista, colidiu com um helicóptero e parou depois de colidir com um segundo helicóptero. Três pessoas morreram no acidente e outras três foram levadas para hospitais com ferimentos.

Aeroporto de Lukla, Nepal
Avião descendo a pista antes de decolar

O Nepal não é, na verdade, dos países mais seguros no quesito aviação, tendo registrado desde 2008, 12 acidentes aéreos e 281 mortes. Mas nem tudo é motivo para pânico. Durante as altas temporadas, cerca de 100 voos diários chegam a ser realizados de Kathmandu a Lukla e vice e versa e a grande maioria dos turistas optam por voar para Lukla para chegar à cordilheira. Mas é bom saber que há opções por terra, né minha gente?

Aeroporto de Lukla, Nepal

Pois bem, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking

Rentcars

wise

seguro viagem

chip internacional

Deixe um comentário