O que fazer em Curitiba em um final de semana

Curitiba, capital do estado do Paraná, é uma cidade aconchegante e muito charmosa. De intensa vida diurna e noturna, a cidade também conta com muitos parques e áreas verdes que garantem momentos de relaxamento e de descanso.

Visitar Curitiba nos finais de semana é uma boa ideia já que ela tende a estar mais vazia, especialmente para percorrer o centro da cidade – exatamente por não se tratar de dias úteis. Mas ainda assim, espere sempre bastante gente nos locais mais turísticos como a Ópera de Arame ou o Jardim Botânico. No entanto, em geral, o final de semana é o período mais interessante para se visitar a cidade.

E esse foi o tempo que passamos por lá e deu para fazer bastante coisa! Foi ótimo. Vou contar para vocês aqui nesse post o que conhecemos e tentar dar uma ideia do que fazer pela cidade em um final de semana. Além disso, eu vou indicar algumas hospedagens que eu achei interessantes na cidade. Tá tudo lá no finalzinho do post. Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá. E então, bora?

Quando ir para Curitiba

Em Curitiba, a temperatura tende a cair bastante no inverno, com temperaturas variando entre 8 e 20 graus, mas também é um período com menos incidência de chuvas. Durante o verão, o clima é mais quentinho e as temperaturas máximas podem atingir os 26 ou 27 graus, porém a tendência é de chover mais nesse período. A primavera e o outono talvez sejam as estações mais legais para visitar a cidade por serem mais intermediárias, com tendência a ter menos chuvas no outono e um pouco mais na primavera, já se aproximando do verão.

Curitiba, Parana, Brasil
Flores no Jardim Botânico de Curitiba no verão
Atenção

Com relação ao clima, Curitiba é uma cidade meio parecida com São Paulo em um aspecto: em um mesmo dia você pode viver as quatro estações do ano. Deixa eu te dar um exemplo: pode acontecer de você sair de casa de manhã no maior frio, depois à tarde abrir aquele solzão, chover no final do dia e depois o céu limpar novamente. Então, eu acho que a dica de ouro aqui é: saia sempre com um casaquinho e um guarda-chuva, você nunca sabe quando precisará deles.

E fique atento: em Curitiba pode chover em qualquer época do ano e não é porque você está no período mais “seco” que ela não aparecerá. Então, relaxe e aproveite! Nós fomos no mês de fevereiro – durante o verão – e pegamos um clima bem gostosinho: quente na maior parte do tempo – mas o casaquinho estava sempre à mão, já que em alguns momentos batia aquele vento mais geladinho.

Nós não pegamos chuva nos dias em que estivemos por lá. No dia de ir embora decidimos fazer um passeio para conhecer a Estrada da Graciosa, uma das estradas mais bonitas do Brasil, super fofinha e tal … daí o que aconteceu? Fechou o tempo bem quando estávamos chegando. Então nós decidimos dar um tempinho para ver se melhorava, mas a situação só piorou, daí desistimos de esperar e pegamos a estrada assim mesmo, e é claro que não conseguimos ver quase nada o caminho todo! O dia que voltarmos por lá teremos que fazer novamente esse trajeto e daí eu conto por aqui sobre as belezas desse caminho. Dá uma olhadinha na próxima foto para ver como pegamos a estrada.

Curitiba, Parana, Brasil
Portal no início da estrada da Graciosa

O que fazer em Curitiba

Deslocar-se por Curitiba é bem tranquilo, uma vez que o sistema de transporte funciona muito bem. Uma das formas de andar pela cidade é embarcando em um ônibus de dois andares da Linha Turismo, que foi desenvolvida para facilitar a vida de quem visita a capital do Paraná. Trata-se de uma linha especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais e o centro histórico.

Com a aquisição do cartão de embarque, os embarques são ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas. O visitante poderá desembarcar e desfrutar do local que escolher, reembarcando no próximo ônibus, disponível a cada 30 minutos. Verifique mais informações sobre horários e valores no site do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Mapa dos locais por onde ônibus turístico passa

Já deu para perceber que tem muita coisa aí no caminho e que não daria para fazer tudo em um dia só, né? Portanto, se a sua intenção é usar o ônibus, você pode comprar dois tickets e dessa forma ter 48 horas para aproveitar melhor ou então optar por pegar o ônibus apenas um dia, fazer a volta toda, parar em alguns lugares e no dia seguinte ou dias seguintes voltar nos pontos que mais gostou e gostaria de explorar melhor!

No decorrer do post eu vou apresentar os lugares de acordo com o mapa para facilitar e vou indicando os números correspondentes.

Praça Tiradentes e Catedral Metropolitana de Curitiba (1)

A Praça Tiradentes, marco zero da cidade, é a praça mais antiga de Curitiba. Ela é considerada oficialmente o local onde a cidade nasceu. No passado, a praça era conhecida como Largo da Matriz por abrigar a pequena capela em torno da qual se desenvolveu a cidade – onde hoje encontra-se a Catedral Metropolitana de Curitiba. Em 1880, quando da visita do imperador ao Paraná, o Largo da Matriz mudou seu nome para Largo Dom Pedro II e, em 1889, com o fim da monarquia e a Proclamação da República, passou a denominar-se Praça Tiradentes. 

Curitiba, Parana, Brasil
Catedral Metropolitana de Curitiba na Praça Tiradentes

Rua das Flores (2)

Localizada bem no centro da cidade, a Rua das Flores (oficialmente Rua XV de Novembro) foi a primeira grande avenida no Brasil a ser destinada apenas a pedestres. A rua, que tem cerca de 3 km de comprimento, é bem movimentada. Tem restaurantes, cafés e pode ser um lugar legal para almoçar ou fazer compras, caso seja essa sua intenção. Na época do Natal acontece a apresentação do coral de crianças nas janelas do Palácio Avenida, localizado na XV de Novembro.

Setor Histórico ou Centro Histórico de Curitiba (26)

Estando ali na região, você pode ir até o centro ou setor histórico da cidade. Caminhar entre as ruas de pedra e casarios coloniais dos séculos XVIII e XIX é uma boa pedida!

O Largo da Ordem é considerado o coração do centro histórico de Curitiba. Abrangendo sua maior parte, nele encontram-se importantes construções, como a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, o Relógio das Flores e a Fonte da Memória.

Curitiba, Parana, Brasil
Centro histórico de Curitiba

Aos domingos, rola uma feirinha no Largo da Ordem que é super bacana, portanto se estiver em Curitiba no final de semana, não deixe de dar uma conferida. A feira tem várias opções de comidas regionais, artesanatos e antiguidades e o Largo tende a ficar bem cheio nos finais de semana, especialmente no final da tarde e à noite, já que tem vários bares e restaurantes por ali: uma boa pedida para uma cervejinha, não?

Paço da Liberdade (10) e Passeio Público (11)

O Paço da Liberdade foi construído em 1916 com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau. Nele funcionava a antiga sede da Prefeitura de Curitiba. O prédio foi restaurado, mas manteve as características originais do edifício e hoje é um espaço cultural que conta com café, livraria, biblioteca, auditório e salas de exposições, sendo administrado pelo sistema SESC. O Paço foi, inclusive, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Vale a pena dar uma caminhada no Passeio Público, que fica pertinho do Paço da Liberdade. O Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado ainda no século XIX, sendo que ali também funcionou o primeiro zoológico da cidade. O Passeio é o parque mais central da cidade, ou seja, estamos falando de uma bela área verde bem no coração de Curitiba.

Curitiba, Parana, Brasil
Passeio Público

Torre panorâmica (25)

A Torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre da Telepar, Torre da Oi ou Torre das Mercês, tem pouco mais de 109 metros de altura e é uma torre de telecomunicações localizada no bairro das Mercês. Em razão de sua altura, ela se transformou em um mirante da cidade. Aliás, ela é a única torre de telefonia do Brasil com um mirante aberto à visitação, portanto se você quer ter uma visão panorâmica da cidade, aí está um lugar bem legal para dar uma paradinha.

Jardim Botânico de Curitiba (7)

O Jardim Botânico é o cartão postal da cidade e não é à toa. Ele é lindo mesmo! O jardim tem uma área enorme de cerca de 180.000 metros quadrados e fica no bairro também chamado Jardim Botânico. É impossível pensar em visitar Curitiba e não conhecer seu lugar mais famoso e um dos mais bonitos da cidade, com certeza!

O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países que estão espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, sendo a principal delas uma estufa com três abóbadas inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX.  

Curitiba, Parana, Brasil
Principal estufa do Jardim Botânico

Uma boa ideia por lá é fazer um piquenique no parque, especialmente perto do pôr do sol. Eis um lugar legal para um passeio e um descanso depois.

Curitiba, Parana, Brasil
Jardim Botânico, Curitiba

Ópera de Arame (18)

Uma outra imagem bem famosa de Curitiba é a da Ópera de Arame. Seu nome deriva do seu estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas contando com uma grande cúpula de vidro. Ali funciona um teatro com um auditório com capacidade para receber cerca de 1.000 pessoas. De forma circular, a edificação é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, área destinada a espetáculos ao ar livre, aberta em 1990. Juntos, a Ópera e a Pedreira formam o Parque das Pedreiras.

Curitiba, Parana, Brasil
Ópera de Arame

A Ópera foi construída em apenas 75 dias e inaugurada em 1992. No subsolo você ainda encontra um restaurante, o Ópera Arte, que conta com um deck de madeira na parte externa. Trata-se de um lugar bem charmoso. Para conhecer mais sobre os espaços do Parque das Pedreiras e conferir as programações, você pode acessar o site do Parque.

Curitiba, Parana, Brasil
Ópera de Arame

Parque Tanguá – um lugar incrível para ver o pôr do sol em Curitiba (19)

Distante cerca de 2 km da Ópera de Arame está o Parque Tanguá. O parque é um dos mais importantes de Curitiba e tem uma área de 235.000 metros quadrados. Um dos principais atrativos de Curitiba, o Tanguá tem um mirante em semicírculo que proporciona uma linda vista e que fica ainda mais especial no pôr do sol. Esse mirante, que conta com 65 metros de altura, fica em cima de um paredão de uma antiga pedreira. 

Curitiba, Parana, Brasil
Pôr do sol no Parque Tanguá

Na parte de cima do Parque Tanguá, inaugurado dois anos depois do parque, encontramos o Jardim Poty Lazzarotto, construído em homenagem a um dos maiores artistas paranaenses do século 20.

Curitiba, Parana, Brasil
Jardim Poty Lazzarotto

Bosque do Papa (13)

O Bosque do Papa ou Bosque João Paulo II foi inaugurado em 1980, em comemoração à visita do Papa ao Brasil. Pelos caminhos internos do bosque, encontram-se 7 casas típicas polonesas em forma de aldeia, construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba por volta de 1878, e remontadas no bosque. As casas, feitas de troncos de pinheiro encaixados, abrigam a história e a cultura dos imigrantes. Exatamente ali funciona o memorial da imigração polonesa.

Bosque do Papa, Curitiba, Parana, Brasil
Bosque do Papa

Bosque Alemão (15)

Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. Algumas atrações do bosque são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm – autores de diversos contos de fadas – uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, um mirante em madeira que permite uma vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

Curitiba, Parana, Brasil
Bosque Alemão

Parque Tingui (20) e Memorial Ucraniano (21)

O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. O parque abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições. O parque é extremamente charmoso e tem jardins lindos!

Curitiba, Parana, Brasil
Parque Tingui

Parque Barigui (24)

O parque é um dos maiores da cidade, sendo também um dos mais antigos. Ele recebeu o nome do rio Barigui que passa em seu interior e foi represado para formar um grande lago. As capivaras se tornaram símbolo de Curitiba e o Parque Barigui é o lugar aonde você pode avistá-las.

Museu Oscar Niemeyer (14)

O Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho ou MON) é formado por um complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil são dedicados à área de exposições).

O MON, inaugurado em 2002, abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. Ganhador de diversos prêmios, o MON foi citado em uma reportagem da BBC Culture com o título de “Dez espetaculares museus do mundo”, que se diferenciam pela arquitetura. Único brasileiro na lista, o MON está ao lado de museus como o British Museum (Inglaterra), o Guggenheim (Espanha) e o Vatican Museum (Itália).

O museu merece uma visita, com certeza, mas apreciar o seu exterior já é um deleite e vai te apresentar uma grande gama de possibilidades fotográficas com seus ângulos incríveis! Você pode conferir no site oficial do museu mais informações sobre o local, exposições e compra de ingressos.

Curitiba, Parana, Brasil
Museu Oscar Niemeyer – MON

Onde ficar em Curitiba

As hospedagens a seguir foram selecionadas por mim através de pesquisas feitas no Booking.com e baseadas na localização, avaliação e nota dos hóspedes, ok? Para checar todos os hotéis e demais hospedagens disponíveis em Curitiba, clique aqui.

Duomo Park Hotel

Localizado no centro de Curitiba, o Duomo Park Hotel oferece suítes espaçosas e uma academia e sauna no local, além de Wi-Fi gratuito em toda propriedade. Todos as suítes do Duomo estão equipadas com ar condicionado, TV a cabo e frigobar e há também opção de apartamentos que oferecem sala de estar separada e cozinha.

onde ficar em Curitiba
Foto: divulgação Booking.com

Os banheiros privativos incluem secador de cabelo. O restaurante do hotel oferece cozinha internacional. À noite você pode desfrutar da sua bebida no bar do Inglês, acompanhado de música ao vivo no piano. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Curitiba
Foto: Divulgação Booking.com

Hotel Moov Curitiba

O Hotel Moov Curitiba está situado no bairro Batel, em Curitiba, a 5 km do Parque Barigui. Esse hotel 3 estrelas conta com Wi-Fi grátis, recepção 24 horas e depósito para bagagem. Os quartos incluem ar-condicionado, mesa de trabalho, cofre, TV e banheiro privativo.

onde ficar em Curitiba
Foto: divulgação Booking.com

Você pode saborear um café da manhã continental diariamente na acomodação. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Curitiba
Foto: divulgação Booking.com

Lifespace Curitiba – Apartamentos UROOMS

Se a sua ideia é alugar um apartamento, essa pode ser uma boa opção para você. O Lifespace Curitiba oferece acomodações a 1,1 km do centro de Curitiba, com Wi-Fi gratuito e cozinha com forno, geladeira e fogão. A acomodação dispõe de ar-condicionado, sauna, TV e banheiro com secador de cabelo e amenidades de banho gratuitas.

onde ficar em Curitiba
Foto: divulgação Booking.com

O Lifespace Curitiba oferece uma variedade de comodidades de bem-estar, incluindo sauna e piscina coberta. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Curitiba
Foto: divulgação Booking.com

Pois bem, minha gente, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking

Rentcars

wise

seguro viagem

chip internacional

Deixe um comentário