Viajar de trem na Índia: TUDO o que você precisa saber!

Viajar de trem pela Índia não é das tarefas mais fáceis, de jeito nenhum, e comprar um bilhete de trem por lá pode ser ainda mais desafiador, acredite! Mas não se preocupe, pois aqui eu vou contar para vocês como foi que compramos nossos bilhetes, onde é possível adquiri-los, se vale ou não a pena usar o famoso 12Go Asia, qual a diferença entre as cabines, tipos de tickets e muito mais.

estação de Nova Délhi
Estação de Nova Delhi

Nós viajamos em 6 trens diferentes (e em ônibus também) e experimentamos classes diferentes durante a nossa viagem pela Índia onde visitamos Delhi, Agra, Varanasi, Jaipur, o Parque Nacional de Ranthambore em Sawai Madhopur, Udaipur, Jodhpur, Jaisalmer, onde passamos uma noite no deserto de Thar e Bikaner, de onde visitamos o incrível Templo dos Ratos.

Estação de trem em Varanasi
Estação de trem em Varanasi

E foi a partir dessas experiências que eu decidi escrever esse post, pois foi bem difícil para conseguirmos desenrolar tudo por lá sozinhos, por isso a ideia de ajudar você, que pretende enfrentar essa empreitada sozinho também.

Nós estávamos chegando de uma viagem incrível pelo Nepal, onde fizemos um trekking de 40 dias pela cordilheira dos Himalaias e já estávamos bem cansados, mas não abrimos mão de viver essa experiência que tanto queríamos: viajar de trem pela índia. Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá.

A Índia

Aqui eu não vou me estender em detalhes sobre a Índia, mas precisamos ter em mente que estamos falando do país mais populoso do mundo e que tem quase 1,5 bilhão de habitantes e que muitas dessas pessoas se locomovem pelo país, que é imenso territorialmente, exatamente de trem.

Estação de trem de Nova Délhi
Chegando para embarcar em nosso trem para Varanasi na estação de Nova Delhi às 22h

Existem pessoas que viajam dias dentro de um trem para se deslocar de um canto a outro na Índia e esse é um meio de transporte bem acessível, com bilhetes em classes que custam muito pouco e por isso permitem seu amplo acesso – apesar de nem sempre isso se dar em condições muito confortáveis.

O sistema de trens indiano é um dos maiores sistemas de transporte público do mundo. Números de antes da pandemia de Covid indicavam que cerca de 23 milhões de pessoas se deslocavam de trem na Índia por dia por intermédio dos trens da Indian Railway.

seguro viagem

Trem na Índia: a IRCTC

A IRCTC (Indian Railway Catering and Tourism Corporation) ou simplesmente Indian Railway é a companhia que administra os trens na Índia e essa sigla está por toda a parte nas estações de trem pela Índia e nos próprios trens também.

E são exatamente eles quem vendem os bilhetes de trem na Índia, sendo possível comprá-los de algumas formas: pessoalmente em alguma estação de trem, pela internet no site (ou no app) da própria IRCTC, por sites conveniados como o 12Go Asia ou através de um agente de viagens, que você pode contatar no seu hotel, por exemplo.

Estação de trem de Varanasi

Mas antes de falarmos sobre a venda dos tickets em si, vamos entender melhor como funcionam e quais são as classes disponíveis nos trens, ok? Só um detalhe: os bilhetes de trem na Índia são muito baratos e viajar nas melhores classes não significa grandes gastos.

Trem na Índia: como e quais são as classes dos trens?

Primeiro, vamos dividir as classes da seguinte forma: existem as classes onde você reserva camas e classes onde o que você reserva são assentos e há ainda classes em que você não reserva assento algum, simplesmente chega e senta.

Além disso, há trens mistos, ou seja, onde há classes em que se pode reservar uma cama ou um assento e há trens que só tem classes com camas e outros apenas com assentos e há, ainda, trens que só possuem a classe mais básica de todas: a que oferece assentos sem reserva e nós vamos começar logo por ela.

Segunda classe sem reserva (Second Sitting – 2S)

Essa é a classe mais barata possível em um trem na Índia e a mais cheia também. Composta apenas por assentos e frequentada especialmente por homens, nessa classe não há assento garantido e quem entrar no trem primeiro, senta. E se não tiver lugar para você, você vai viajar de pé mesmo. Claro que muitas pessoas entram e outras saem a cada estação e essa luta por um assento pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo da cidade onde você embarca.

Trem na Índia
Esse era um trem que passou pela cidade de Bikaner e ele era classe única: second class sitting

Pegar um trem que está saindo vazio de um lugar é algo que pode garantir um assento nessa classe, mas há alguns truques. Muitas pessoas simplesmente já vão se jogando para dentro do trem ainda em movimento, antes de ele parar completamente, para garantir seu lugar – isso quando é possível, quando não há um funcionário na porta, o que muitas vezes acontece, exatamente para evitar essa prática que é bem perigosa.

Trem na Índia
Vejam esse amontoado de gente na porta do trem: ele ainda estava em movimento e as pessoas estavam entrando nele do mesmo jeito

Nós vimos muitos trens com essa classe – a maioria dos trens na Índia tem essa classe, aliás, como eu disse antes, existem trens que possuem apenas essa classe – e elas estavam sempre cheias. Muito cheias. Não há praticamente limite para a venda desses bilhetes, então a lotação pode ser absurda!

Você pode até achar no site da IRCTC esse bilhete como indisponível, mas se chegar na estação de trem, você compra o seu de toda a forma. Aliás, comprando na estação, você pode embarcar em qualquer trem para aquele destino nas próximas três horas a partir do momento da compra do bilhete, portanto rola até de esperar um mais vazio – se tiver.

Trem na Índia
Muitas pessoas e famílias inteiras dormem no chão das estações esperando pelos trens, especialmente quando fazem baldeações

Nós compramos um trem para essa classe uma vez, sem nem saber. Chegamos em Jaipur, quando queríamos embarcar para Sawai Madhopur, e fomos perguntar onde poderíamos comprar o bilhete, já que a confusão é sempre grande nas bilheterias. Então um rapaz me indicou uma fila e eu entrei nela. Pedi o bilhete e quando o recebi foi que percebi de qual classe se tratava. O senhor que me atendeu não quis me explicar nada e só me disse quanto custava e me deu o bilhete.

Trem na Índia
Esse foi o nosso bilhete – está bem apagado já – mas esse é o bilhete da second sitting class. Nele existe a indicação de que viajam dois adultos (não há a necessidade de indicar os nomes, como nos outros bilhetes de outras classes), destino, valor pago, dia e horário da expedição e a informação de que poderíamos embarcar em qualquer trem dentro de 3 horas.

Pagamos 150 rupias para duas pessoas. Thiago, mais pessimista que eu, já achou que não daria certo. Descemos para a plataforma e a nossa classe no trem estava absurdamente lotada, era impossível entrar, ainda mais com mochilas grandes. Então desistimos de embarcar, Thiago não quis esperar um próximo trem, eu voltei para a bilheteria (outra – já conto melhor como funciona o esquema das bilheterias nas estações) e comprei por 1.500 rupias os nossos tickets para a Segunda Classe com ar condicionado (AC 2 Tier) e assim viajamos.

Trem na Índia
Do lado direito da foto, um vagão da second sitting class – vejam como ele estava lotado – e do lado esquerdo (com um rapaz na porta), um vagão da classe 3A.

Teria sido uma grande experiência, mas fica para uma próxima vez! Uma coisa bem estranha que notamos em alguns trens – e só nessa classe e na próxima da qual falaremos – era que muitas vezes não havia luzes nos vagões. Sim, o que reinava ali era a escuridão e não por falta de energia no trem não, pois outras classes tinham iluminação, era por escolha mesmo! E só para constar: há pessoas que viajam horas, dias nessa classe.

Trem na Índia
A única coisa que me deixou um pouco angustiada era a existência dessas grades. Eu ficava pensando: não tem rota de escape, não tem saída de emergência … mas enfim, os vagões da second sitting class e da sleeper class são assim mesmo – em sua maioria.

Sleeper Class

Essa classe é a mais simples das classes com vagões sleepers, ou seja, com camas (berths). Os trens na Índia são divididos em compartimentos e cada compartimento desses cabe uma quantidade de camas. Na sleeper class cabem 6 camas, 3 de cada lado. Além disso, existem mais camas no corredor do trem. A cada 6 camas no compartimento principal, existem duas camas no corredor: uma embaixo e outra em cima.

Trem na Índia
Compartimentos principais à direita com 6 camas (3 de cada lado) e camas nos corredores à esquerda

No compartimento principal, uma cama fica amontoada em cima da outra mesmo. A cama do meio fica, geralmente, desmontada, e as pessoas têm o costume de viajar sentadas na cama de baixo, usando-a como um banco, o que impede que tanto a pessoa da cama de baixo como a pessoa da cama do meio viaje deitada. Isso acontece, via de regra, durante o dia. Muitas famílias viajam juntas nesses trens e elas querem ficar conversando, batendo papo e querem ficar juntas.

Trem na Índia
Compartimento principal com as camas do meio “desmontadas”

Muitas vezes, elas estão em compartimentos diferentes, mas se juntam para ficar papeando. Quando vai caindo a noite, as pessoas começam a se arrumar para dormir e as camas começam a ser ajeitadas. Nós viajamos nessa classe de Varanasi para Agra em uma viagem noturna que durou quase 12 horas e foi bem assim mesmo. Mas ao chegar no trem, já perto das 18h, eu já fui arrumando a minha cama – que era a de baixo, a do Thiago era a do meio – e o povo já foi olhando meio de lado, isso porque eles esperam fazer isso só mais tarde, mas eu estava bem cansada e queria deitar.

Trem na Índia
Cama do meio suspensa

Pois bem, ali ficamos deitados enquanto o pessoal batia altos papos nos arredores. É bem divertido, não vou negar, é uma grande experiência, mas eu preferi ajeitar logo a minha cama, de toda a forma.

Mas isso só foi possível porque o nosso trem saía de Varanasi mesmo, ali era o ponto final dele. Se você embarcar em um trem que está vindo de algum outro lugar, a coisa pode ser um pouco mais difícil, já que você pode encontrar gente sentada – ou até mesmo deitada – no seu lugar. Mas fique tranquilo, basta pedir que a pessoa logo desocupa o seu canto.

Trem na Índia
Eu deitada só observando o movimento. Esse foi um momento muito marcante para mim, foi quando eu realizei: caracas, eu tô deitada em uma cama viajando em um trem na Índia!

Pela manhã, assim que o sol nasceu, eu fui acordada pela moça que estava na cama na minha frente, me avisando que o sol já tinha nascido. Sim, ela estava me “pedindo” para levantar, pois o pessoal estava querendo sentar para conversar. Eu disse bom dia e virei para dormir novamente, mas ela então acordou Thiago e pediu para ele me chamar. Enfim, resumo da história: eu tive que desfazer a cama para as pessoas sentarem, mesmo ainda tendo mais umas duas boas horas para dormir. Sim, e o costume é esse mesmo: nasceu o sol? Levanta que tem gente querendo sentar!

Trem na Índia
Foi até bom, pois o amanhecer estava lindíssimo!

Uma outra coisa que aconteceu nesse trecho foi que durante a madrugada, o trem parou em alguma cidade e entrou um casal de senhores que estavam no nosso compartimento. A senhora tinha reservado a cama dela embaixo, pois não conseguiria subir para as camas superiores. Acontece que uma moça que estava com um bebê “decidiu” ficar no lugar dela e não quis sair, pois também não tinha como subir com ele.

Não sei porque ao invés de me acordarem, que estava na cama de baixo, acordaram Thiago e pediram para ele trocar com alguém para ela dormir na cama do meio e ele na cama de cima. Mas é claro que Thiago me acordou no meio da confusão. A maioria das pessoas que viajam nas classes mais simples não falam inglês – NÃO, o inglês não é uma língua falada por toda a população, as pessoas não são instruídas em inglês em todo o país.

Trem na Índia
Eu sou apaixonada por essa foto! Eu estava ainda extasiada de estar ali e esse momento me marcou bastante.

Pois bem, ninguém entendia ninguém – a pessoa que me acordou de manhã também fez isso na base da mímica – e a confusão foi se estendendo até que um rapaz que falava inglês ajudou no meio do processo e explicou que a senhora queria trocar de lugar com Thiago. A única coisa que eu disse para ele fazer foi conferir se o assento dela era mesmo aquele e qual era o assento da outra moça. Feito isso, Thiago trocou o lugar com a senhora e todos pudemos voltar a dormir. O engraçado foi que Thiago foi acordado no tranco, com a senhora simplesmente chacoalhando a perna dele e falando horrores – sem que ele pudesse entender nada.

Um outro fato interessante que aconteceu foi que no meio da noite um rapaz simplesmente deitou no chão entre as camas do nosso compartimento. Ele pegou um lençol e deitou ali. Não dava para levantar para ir ao banheiro sem acordá-lo, mas ainda bem que não precisamos nos levantar no meio da noite. Pela manhã, ele pegou as coisas dele e saiu.

Trem na Índia
Vimos do nascer da lua ao nascer do sol nessa viagem

E por fim, porque não poderia parar por aí, eu tive algum ataque ou reação alérgica a alguma coisa. Deixa eu explicar melhor: nessa classe, não há a distribuição de roupas de cama, então você deita no plástico mesmo. Pois bem, estava muito quente e eu dormi de camiseta e calça. No meio da madrugada, acordei com uma coceira muito forte nos braços.

Liguei a lanterna do celular e meu braço estava todo cheio de bolinhas, tipo de mordidas de pernilongo, sabe? Mas não tinha pernilongos no trem, eu não ouvi nada e pela quantidade de bolinhas, eles deveriam estar agindo a toda, portanto descartei ser algo do tipo. Eu acredito que tenha sido algum outro tipo de bichinho que estivesse por ali, pois depois de eu colocar a minha blusa, melhorou bastante e eu acordei sem nada nos braços. Portanto: se pretende viajar nessa classe, ou se só sobrar essa para você comprar o seu bilhete, viaje com uma blusa de manga comprida, calça e meias.

Trem na Índia
Há como fechar as janelas – à noite venta bastante e as pessoas costumam fechá-las.

Nessa classe há tomadas para o carregamento de aparelhos e ventiladores, mas não há ar condicionado e essa é basicamente a diferença entre a sleeper class e a AC 3 Tier, ou a terceira classe (3A).

Classe AC 3 Tier (3A)

A terceira classe, ou classe AC (AC de ar condicionado) 3 Tier tem exatamente a mesma configuração da sleeper, mas conta com ar condicionado. Além disso, nessa classe, eles disponibilizam lençóis e travesseiros.

Trem na Índia
A foto está um pouco borrada, porque o trem estava em movimento. Observem que as janelas são de vidro, por causa da ar condicionado.

Um detalhe interessante aqui: se você não pegar o trem saindo da estação, ou seja, se o seu trem já estiver em viagem, o que você vai achar é um monte de lençóis usados, pois eles não saem trocando não. Mas basta achar um funcionário e pedir um novo conjunto que ele te dá – se tiver algum disponível, claro!

Classe AC 2 Tier (2A)

A segunda classe já é uma classe um pouco mais confortável, pois em cada compartimento cabem apenas 4 camas, portanto ninguém precisa ficar preocupado em ter que armar e desarmar a cama do meio. A cama em si também é mais larga e, portanto, mais confortável.

Trem na Índia
Vejam Thiago sentado na cama de baixo. Como só existem duas camas de cada lado, a cama de cima fica mais baixa e comparando as fotos, você pode perceber que essas camas são mais largas.

Nessa classe também existem os assentos no corredor, com mais duas camas e há cortinas para melhor privacidade. Tomadas e roupas de cama também estão disponíveis. Nós viajamos de 2A de Delhi para Varanasi e foi uma viagem bem tranquila. Um rapaz com a mãe estava viajando conosco no mesmo compartimento e o rapaz era super simpático. Ele até desceu em uma das estações para nos comprar um café, pois disse que seria mais fácil, pois talvez não conseguíssemos nos comunicar muito bem, por se tratar de uma cidade pequena em que poucas pessoas falariam inglês na estação. 

Trem na Índia
Cortinas separando os compartimentos. Vejam como o trem estava bem cheio: nós não pegamos nenhum trem vazio ou mesmo meio vazio, todos estavam bem cheios!

E essa é uma grande diferença quando você viaja a partir da classe 2A: mais pessoas vão falar inglês e isso ajuda bastante na comunicação – mas eu devo dizer que a experiência de viajar em uma sleeper class é impagável! Se você é uma pessoa desenrolada e quer viver uma viagem de trem na Índia do jeito que a maioria da população viaja, eu realmente te aconselho viajar na sleeper pelo menos uma vez.

Trem na Índia
Vejam aí as tomadas disponíveis na sleeper

Mas a viagem na 2A não foi das mais confortáveis para mim, pois a mãe do rapaz passou a noite toda arrotando, com o rosto virado para mim, e aquela mistura do barulho incessante dos arrotos com o cheiro que eles provocavam foi para lá de desagradável, mas era o que tinha. Sim, na Índia é muito, mas muito comum as pessoas arrotarem em qualquer lugar, em qualquer circunstância e sem a menor cerimônia. Não é algo que pareça ferir alguma regra de convivência social, pelo contrário, eu acho que essa é uma regra social: arrotar alto e em qualquer lugar.

Classe AC 1 Tier (1A)  

Quer ter privacidade total? Basta escolher viajar na primeira classe. Nós viajamos nessa classe de Bikaner para Delhi, já no final da nossa viagem e foi o nosso último trem na Índia e foi maravilhoso poder ter esse momento de relaxamento na nossa última noite em um trem na Índia. 

Trem na Índia
Nossa bagunça espalhada pela cabine e a cara de Thiago de alegria quando viu o nosso “quarto”

A primeira classe tem camas ainda mais confortáveis que as das segunda classe e elas ficam dentro de uma cabine, com uma porta que pode ser fechada por dentro. Na primeira classe não existem os assentos no corredor. Há cabines com quatro camas também, mas eu acredito que essas cabines sejam designadas para pessoas que viajem em grupo. Nós reservamos para duas pessoas e pegamos uma cabine para duas pessoas apenas. 

Trem na Índia
Cabine para 4 pessoas na primeira classe: a cama de baixo não é essa que aparece na foto não. Esse é o assento se você decidir ficar apenas sentado. Para dormir, você descia o encosto do assento e ele virava a cama, que era bem mais larga e confortável.

Nós compramos o nosso ticket para esse trem ainda em Delhi, antes de começamos a nossa viagem pela Índia e esse foi o único trem em que não constava o nosso lugar exato na passagem. A moça que nos atendeu disse que eles organizam os assentos da primeira classe no dia da viagem e que nós receberíamos uma mensagem no celular avisando sobre os assentos e foi isso mesmo o que aconteceu.

Trem na Índia
Há um espelho, tomadas e ventilador (além do ar condicionado) em cada cabine

E sim, antes de todas as nossas viagens nós recebemos a confirmação dos trens e dos assentos, inclusive das que já tínhamos tudo no bilhete – daí a importância de se ter um número que possa receber SMS por lá!

chip internacional

Mas apesar de ter tido tudo para ser a melhor viagem de todas, a nossa porta não fechava direito e passou a noite toda batendo e adivinhem? Essa foi a noite que menos conseguimos dormir dentro do trem!

AC Executive Chair

Existem ainda algumas outras classes como a AC Executive Chair, que é uma classe apenas com assentos e com ar condicionado, mas que não são muito comuns nos trens na Índia e que se aparecerem para você, podem ser uma boa opção para viagens diurnas.

E o banheiro?

Bem, os banheiros em um trem na Índia são como era de se esperar: daquele jeitão! Há dois tipos de banheiros disponíveis, os que têm apenas um buraco no chão e os que têm um vaso sanitário e geralmente todos os vagões dispõem das duas opções.

Trem na Índia
Banheiro na sleeper class

Os banheiros das melhores classes são melhores, têm espelho e são limpos com mais frequência. Os banheiros da sleeper class e da classe 3A eram bem parecidos e piores. A limpeza não me pareceu ser tão constante e como tem mais gente para usar os banheiros, daí é que o negócio não fica muito bom mesmo.

banheiro da classe 1 A na India
Banheiro da classe 1A

Uma boa ideia é tentar um assento/cama longe da região das portas, onde ficam os banheiros. Pela manhã, os funcionários passam limpando os banheiros e jogam um produto, tipo um desinfetante, não apenas nos banheiros, mas nos corredores também e fica tudo com um cheiro bem forte, bem ruim mesmo. Isso não aconteceu na 2A nem na 1A, apenas na sleeper e na 3A. E já já falaremos sobre a escolha dos assentos.

Sleeper class trem India
Portas dos banheiros – uma de cada lado – os banheiros ficam no final do corredor do trem perto da porta de entrada e saída e entre um vagão e outro (Sleeper Class)

E a bagagem?

As bagagens vão embaixo dos assentos ou das camas. Na primeira classe, em um compartimento privado, onde você fecha a sua porta, não tem crise alguma, nem se preocupe com a sua bagagem ou com o espaço para colocá-la.

Na sleeper e na 3A é preciso prestar atenção: o único espaço para se guardar a bagagem fica embaixo da cama de baixo. Então, teoricamente, seriam três bagagens, uma para cada cama, mas é claro que a coisa não funciona assim, né? Cada um coloca o que quer, quanto quer e onde quer. Portanto, você pode ficar sem lugar para colocar a sua bagagem e ter que viajar com ela na cama com você. Isso pode ser pior em uma classe como a 3A e a sleeper, mas também acontece na 2A, onde há apenas 4 camas no compartimento – como aconteceu com a gente indo de Jaipur para Sawai Madhopur. 

primeira classe 1A tier
Bastante espaço no chão para nossas bagagens na primeira classe

Na nossa viagem de Jaipur a Sawai Madhopur não havia espaço algum para colocarmos nossas malas embaixo das camas. Simplesmente ocuparam todos os espaços. Nós ficamos com as mochilas na cama e ninguém apareceu ou se moveu para retirar as bagagens debaixo do nosso assento – frise-se que, teoricamente, aquele lugar abaixo dos nossos dois assentos era nosso e de mais ninguém. Mas ficou todo mundo fingindo que não estava acontecendo nada e ficou por isso mesmo. Como a nossa viagem era rápida e não ia levar mais do que 2 horas, ficamos de boa, mas se fosse uma viagem que iria durar a noite toda, como algumas que fizemos, teríamos que ir atrás dos donos das malas.

Trem na Índia
Um detalhe: vocês estão vendo essa gracinha? Há macaquinhos espalhados por todo canto na Índia – eles são sagrados para o hinduísmo – eles são super fofos, mas podem ser bravos e se você der mole com as suas coisas, eles pegam. Então, cuidado com bolsas, roupas, blusas e comidas, principalmente!

Muitas pessoas passam cadeados e correntes entre as malas e há pessoas que passam pelos trens vendendo cadeados e correntes – eu achei um pouco de exagero, mas é algo comum. O que nós fazíamos? Estávamos viajando cada um com uma mochila maior (sendo a de Thiago uma mochila de 60 litros e a minha uma de 35) e mais duas mochilas pequenas – no caminho acumulamos mais duas sacolas. As duas mochilas maiores a gente colocava debaixo das camas e as menores, onde carregávamos os nossos documentos, câmeras e outros itens de maior valor, dormiam sempre com a gente nas camas. Não era das coisas mais confortáveis, mas é muita gente entrando e saindo dos trens nas diversas estações pelo caminho e achamos melhor assim.

Estação de trem Nova Delhi

A única coisa que eu não indico é comprar assentos/camas nos corredores, pois daí as suas coisas ficam menos protegidas ainda, mesmo que debaixo das camas, pois o fluxo de pessoas é bem maior nos corredores do que nos compartimentos dos trens.

Tem comida/bebida para comprar no trem na Índia?

Sim, mas não. Como assim? Bem, há pessoas que passam vendendo algumas bebidas como o famoso massala chai (chá típico indiano), água e até alguns iogurtes, sucos e refrigerantes. Comida vimos vendendo alguns bolinhos (que não exatamente o nome) e coisas práticas do mesmo tipo. Certo, mas então tem o que comprar para comer e beber, certo?

Não! Nem sempre tem gente vendendo alguma coisa no trem – exceto água e chai que sempre vimos. E mesmo que estejam vendendo, a não ser que você goste da comida indiana clássica (extremamente apimentada), eu não contaria em comprar comida no trem. Leve alguma coisa com você.

Estação de trem em Jaipur
Na estação de trem em Jaipur

Mas também não conte muito em comprar coisas nas estações de trem, já que mesmo em Delhi, onde a estação é bem grande, não vimos lá muitas opções não. Nós acabamos deixando para comprar coisas para levar no trem em algumas estações e tivemos que recorrer a bolachas recheadas e pacotes de salgadinhos.  

É de boa mulher viajar sozinha de trem na Índia?

Sim, com certeza! Eu achei a Índia um lugar bem ruim para mulheres viajarem de uma forma em geral, ainda que acompanhadas: são muitos olhares maliciosos, incômodos e não se tem sossego, ainda que se ande com um lenço cobrindo a cabeça, como eu fiz algumas vezes. Eles sabem bem quem não é indiana e não há respeito quase nenhum com as turistas, é realmente constrangedor, mas nos trens eu achei bem tranquilo. 

Jaisalmer, Índia
Eu tentando um disfarce em Jaisalmer

Eu estava viajando com Thiago, mas muitas mulheres viajam de trem, muitas famílias, mesmo na classe sleeper, então eu achei mesmo bem tranquilo. Eu só teria cuidado com a Second sitting, já que a maioria dos ocupantes dessa classe são homens e eu realmente, realmente, não confiaria em pegar um trem em um vagão só com homens, de jeito nenhum!

Se você está viajando sozinha ou com amigas, pode ser uma boa pegar uma classe 2A ou mesmo a 1A para maior tranquilidade. De todo o jeito, eu vou repetir aqui que a experiência de viajar na sleeper é “A” experiência e mesmo estando apenas em mulheres, acho que vale a pena viver essa aventura tipicamente indiana.

Trem na Índia
São muitas mulheres e famílias viajando de trem na Índia

O trem, aliás, foi um dos lugares onde eu me senti mais segura e menos “olhada”. Eu tinha lido muito sobre os trens na Índia, sobre os perigos, sobre não viajar na classe sleeper, enfim, achei um pouco de exagero. Mas é clarooooo que se você não quer passar perrengue nenhum, quer uma experiência totalmente confortável, essa não é a sua praia – aliás, creio que nem nesse post você estaria agora, certo?

Os trens na Índia atrasam bastante mesmo?

Uma outra coisa que tínhamos lido era que os trens na Índia atrasavam muito e que era necessário já estar preparado para os grandes atrasos, não organizar nada muito em cima contando em chegar na hora marcada e tal. Enfim, dos 6 trens que pegamos, apenas um atrasou. Nosso trem de Delhi para Varanasi era para ter saído às 21h15. Recebemos um SMS da IRCTC nos avisando de que nossa saída tinha sido reprogramada para às 22h15. Sim, eles são organizados nesse nível, tá? Mas ao chegarmos na estação, acabou que nosso trem foi sair mesmo lá pelas 23h, mas ele já estava lá e nós pudemos entrar e esperar deitadinhos pela  nossa partida.

irctc India sms
SMS nos avisando sobre o novo horário do nosso trem

Nessa viagem ainda conhecemos um casal de brasileiros que também viajaram de trem e que nos contaram que os trens que eles tinham pegado também não atrasaram nada. Eles nos disseram que também estavam com esse medo, mas que foi super de boa e que tudo correu dentro dos horários planejados. Isso quer dizer que nenhum trem na Índia atrase? Claro que não! O nosso mesmo atrasou. Isso quer dizer que a história de que todo trem na Índia atrasa é mentira.

Trem na Índia

Como reservar um trem na Índia

Bem, agora é que são elas! Primeiro, vamos à primeira pergunta que precisamos colocar aqui: você já tem um roteiro pré-determinado? Sabe exatamente para onde vai e quanto tempo quer ficar em cada lugar? Se já tiver essas respostas, sua vida pode ser um pouco mais simples – e você pode comprar os seus bilhetes tanto on-line como em Delhi, logo que chegar na Índia. Mas se você está com um roteiro aberto, atenção redobrada! Mas porque digo isso? Porque é extremamente importante fazer a sua reserva, comprar os seus bilhetes com antecedência, se você pretende viajar de trem na Índia e isso porque os bilhetes geralmente se esgotam com facilidade – lembra que estamos falando do país mais populoso do mundo?

Deixar para comprar os seus bilhetes de última hora pode significar não conseguir um assento em um trem, simples assim. Claro que isso não é lá o maior dos problemas do mundo, pois há outras opções como viajar de ônibus ou mesmo pegar um carro ou um transfer. E se você tem um roteiro mais aberto, pode ser tranquilo também ficar um ou até dois dias a mais em alguma cidade esperando por um trem. De todo o jeito, eu acho que o ideal seria, caso você tenha um roteiro aberto, ao chegar em cada cidade, pelo menos tentar organizar a sua próxima movimentação e comprar pelo menos a sua passagem para o próximo destino, para evitar ficar sem lugar.

Trem na Índia

Rotais mais turísticas como Delhi-Agra ou Delhi-Varanasi ou Agra-Jaipur, por exemplo, tendem a ter bilhetes esgotados mais rápido. Além disso, as classes 1A, 2A e 3A tendem a esgotar mais rápido também. A classe 1A, aliás, dispõe de pouquíssimos assentos, não ocupando, via de regra, nem um vagão inteiro dos trens. A classe 2A ocupa um pouco mais de espaço no trem, mas também se esgota bem rápido. As classes 3A e a sleeper são as mais fáceis de se encontrar, mas em rotas mais concorridas ou em feriados, até elas podem se esgotar rapidamente.

Deixa eu te dar dois exemplos: em Agra, conhecemos algumas pessoas que estavam no nosso hostel e que estavam tentando comprar bilhetes de trem para voltar para Delhi e simplesmente não havia disponibilidade para os próximos dois dias, apenas para listas de espera – já vamos explicar melhor como funciona essa história – e eles simplesmente tiveram que ficar mais tempo por lá. O outro exemplo aconteceu conosco quando estávamos indo de Jaipur para Sawai Madhopur: nós pegamos, literalmente, os últimos dois assentos disponíveis no trem. E se eles não estivessem disponíveis, só no próximo dia, ou tentaríamos nos alocar na Second sitting class – como eu contei mais acima para vocês.

Trem na Índia
Detalhe na estação de trem de Nova Delhi

Pois bem, um mínimo de planejamento vai ser uma boa em uma viagem de trem pela Índia. 

Listas de espera

Há um sistema com o qual a Indian Railway trabalha que é o sistema de reservas baseado em listas de espera. Funciona basicamente assim: você entra em uma lista de espera para viajar em um trem na Índia e, se alguém desistir do bilhete que comprou, você será avisado e seu bilhete será emitido. Meio arriscado, não? E esse sistema está disponível tanto no site da IRCTC como presencialmente nas bilheterias das estações de trem.

No site, vai aparecer assim: o dia ou o trem que não tiver opção de compra imediata, ou seja, quando não houver lugar disponível, vai aparecer a sigla WL em vermelho. WL de Waiting List (lista de espera). Na bilheteria, eles simplesmente vão te avisar que apenas existe a possibilidade de waiting list. E se você comprar o seu bilhete nesses moldes, o que você adquiriu, na verdade, foi um lugar na fila. No caso da foto abaixo, o seu lugar seria o 22. WL 22 significa que você é o vigésimo segundo na lista de espera. 

Trem na Índia

Então já deu para perceber que a ideia é tentar fugir desse tipo de bilhete e buscar por algum bilhete que esteja disponível efetivamente (available) em verde, né? Menos dor de cabeça. Um outro detalhe a se prestar atenção é a época em que você vai viajar para a Índia ou quando estiver se deslocando por lá: se for algum feriado nacional ou época de alguma festividade, as chances de ter ainda menos lugares disponíveis nos trens é ainda maior. 

O cancelamento de tickets é algo muito comum na Índia, por isso existem essas listas de espera. E para os indianos é muito fácil pedir um reembolso, basta eles comparecerem na bilheteria, ainda que no dia da viagem, e solicitarem um reembolso, que é feito de forma integral. Os turistas também podem solicitar um reembolso, mas isso é menos comum.

Trem na Índia
Na estação de trem de Nova Delhi existem alguns lounges onde você pode pagar para ficar e ter mais conforto durante a espera do seu trem

Viajar de trem na Índia: Cota para turistas

Há, ainda, um sistema de cotas com o qual trabalha a Indian Railway e que são dirigidas para públicos específicos como mulheres, idosos e turistas. Nesse caso, estamos falando da Foreign Tourist Quota. Isso significa que uma parte dos bilhetes em cada classe nos trens é destinado apenas para turistas e somente podem ser adquiridas por quem comprovar, com o seu passaporte, não ser indiano.

Essas cotas podem ser adquiridas tanto on-line como pessoalmente nos guichês da IRCTC nas estações de trem. Os bilhetes dessa cota custam 50% mais caro que os bilhetes normais (general tickets), mas você não é obrigado a adquirir esse tipo de bilhete só porque é estrangeiro não. Essa é uma opção. Não tem bilhetes comuns? Você pode tentar os da cota de turistas.

Trem na Índia
Esse é um dos nossos bilhetes de trem que compramos na cota de turistas: não aparece no bilhete essa informação, mas vejam que todas as demais informações importantes estão nele: data, local de saída e de destino, horário, classe, assentos, vagão, valor e quantidade de pessoas.

Mas deixa eu contar o que nos aconteceu em Delhi: eu tentei comprar um bilhete comum e o funcionário disse que eu não poderia, que eu deveria ir até o guichê correto e comprar um bilhete para estrangeiro e ele foi bem enfático e até um pouco grosseiro comigo. No momento, estava passando um outro funcionário atrás da cabine, que me pareceu ser meio que um gerente, que ouviu a nossa conversa e falou com ele em hindi. Depois ele falou comigo e disse que eu poderia sim comprar o bilhete comum. Então o rapaz continuou a me atender, bem contrariado, mas continuou e me informou só ter lista de espera. Eu não sei se era verdade, já que ele já não queria me atender antes, mas voltando para a fila dos estrangeiros, consegui as nossas vagas – pagando 50% mais caro, mas consegui. 

A ideia aqui é: vai comprar com antecedência pela internet? Procure pelos tickets comuns (isso no site da IRTCT). Se não achar, vá na lateral do site e navegue na aba Foreign Tourist Booking e busque pelas passagens da cota.

Trem na Índia

Mas existe alguma diferença efetiva nesses bilhetes além do preço? Não. Os trens, os vagões e os assentos são os mesmos, a única diferença é que eles reservam uma parte para os turistas. Mas não se engane, pois essa cota também se esgota bem rápido, viu? Pois muitas pessoas e agências conveniadas compram esses assentos para os viajantes.

Mais um detalhe: não há lista de espera nessa cota. Se não houver disponibilidade no trem, simplesmente vai aparecer como indisponível.    

Como fazer o pagamento do bilhete?

Bem, se você comprar on-line vai poder fazer o pagamento via cartão. Mas comprando pessoalmente nas bilheterias nas estações de trem, não necessariamente. Teoricamente, isso seria possível, mas muitas vezes o sistema deles não funciona. Eu tinha lido isso em alguns sites e pudemos confirmar em Delhi que é isso mesmo: não conte pagar pelos seus bilhetes de trem na Índia com cartão. 

O que aconteceu? Bem, nos disseram no ticket office da IRCTC em Delhi que cartões internacionais não eram aceitos para o pagamento de bilhetes de trem. Eu pedi para a moça que nos atendeu para tentar de toda a forma e foi isso mesmo, não passou. Eu vi outras pessoas tentando passar o cartão também por lá e nenhuma conseguiu. Depois a moça me disse que nenhum cartão estava passando, pois o sistema deles estava com problemas, mas que cartões expedidos fora da índia não eram aceitos nunca mesmo. Se isso vai mudar? Se já mudou? Não sei, mas se for comprar os seus bilhetes por lá, leve dinheiro!

wise

Viajando de trem na Índia: Comprando pelo site da IRCTC

Primeiro, vamos informar aqui que a antecedência máxima com que você pode comprar seus bilhetes de trem na índia é de 120 dias e que em cada reserva você pode acrescentar até 6 passageiros. Essa antecedência é válida para qualquer forma de reserva: on-line ou pessoalmente. 

Para fazer a sua reserva pelo site da IRTCT basta acessar o site oficial da Indian Railway e fazer a sua pesquisa. Depois, é só fazer a sua compra. Mas, infelizmente, não é tão simples assim! Fazer um cadastro no site da IRCTC pode ser um grande desafio e você pode, simplesmente, não conseguir fazer o seu, como foi o nosso caso. 

Você pode fazer o seu registro com um número de telefone internacional ou indiano. No entanto, atenção, pois se você cadastrar um número indiano, não poderá usar a cota turística para comprar os seus tickets. E quando isso aconteceria? Vamos supor que você vá até a Índia e lá compre o seu chip de celular, então na hora de fazer o seu cadastro, você estará usando um chip indiano e não o seu do Brasil, internacional.

trem na india

Se você conseguir fazer o seu cadastro antes mesmo da viagem, portanto com o seu numero do Brasil, você poderá ter acesso aos tickets da cota, mesmo que já esteja na Índia – desde que tenha acesso a esse número de telefone por lá também – o que significa usar o seu celular em roaming. Se deseja usar um chip indiano, repense, pois você ficará sem receber mensagens sobre possíveis alterações nas suas viagens. Tem que pesar aqui o que vai ser mais interessante para você!  

Bem, nós tentamos fazer nosso cadastro aqui no Brasil antes de viajarmos, mas não conseguimos finalizar o nosso cadastro de jeito nenhum. Pensei: com um número indiano talvez seja mais fácil, farei isso lá e adivinhem? Não deu certo! Tivemos que comprar todos os nossos tickets nas bilheterias nas estações de trem. E eu li que muitas pessoas reclamavam da mesma coisa, não conseguir finalizar o cadastro no site da IRCTC. 

Pessoalmente nas estações de trem

Então a nossa única opção foi comprar nossos bilhetes pessoalmente mesmo e pensem numa luta! Mas foi interessante, sempre é! Pois bem, fomos para a estação de trem de Nova Delhi para comprarmos nossos bilhetes. Nossa intenção era comprar tudo de uma vez, já que já sabíamos quais eram os nossos itinerários. Chegamos na estação e descobrimos que a venda dos bilhetes não acontecia ali. Deixa eu explicar melhor: na estação mesmo há guichês, mas eles são destinados para a venda de bilhetes de trem para o mesmo dia e na Second sitting class, sabe aquela onde você pode sentar ou não? Enfim, a confusão é grande, grande mesmo!

Trem na Índia
Vejam as filas imensas para a compra dos tickets do dia para a second sitting class – observem que a maioria esmagadora de pessoas buscando essas passagens são homens

Então descobrimos que para comprar bilhetes com antecedência, deveríamos nos dirigir ao prédio da IRCTC que fica por trás da estação, na Chemsford Road. Basta colocar no Google Maps ou no MapsMe “Rail Reservation Centre” e pronto. Pois bem, chegamos por ali e os guichês já estavam fechando – eles funcionam das 08h às 20h de segunda a sábado e das 10h às 16h aos domingos e feriados

Trem na Índia
Entrada do prédio onde se localizam os guichês para compra de bilhetes de trem em Nova Delhi

Assim, voltamos no dia seguinte e a primeira coisa que nos aconteceu foi que um monte de gente na porta do centro de reservas foi tentando enganar a gente, especialmente um homem, que insistiu muito que estávamos no lugar errado e que ali só poderíamos comprar tickets para o mesmo dia. Enfim, nos disse que o lugar onde deveríamos ir ficava mais para frente e que veríamos escrito o nome da companhia de trens nesse lugar. A princípio, acreditamos nele e seguimos na direção que ele nos apontou, mas logo disse a Thiago para voltarmos que aquilo deveria ser uma cilada – e era!

Trem na Índia
Na porta do centro de reserva da IRCTC ficam vários homens dando indicações enganosas para os turistas: cuidado!

O que eles fazem? Dizem para os turistas que ali não é o lugar certo para a compra de bilhetes de trem e dizem que existe um outro lugar para fazer isso e esse lugar é uma agência onde eles trabalham e que vai emitir os seus bilhetes, mas te cobrando bem mais por isso. A questão aqui é: minha gente, ofereça seu serviço, ok, mas mentir para isso? Decidimos voltar, entramos no prédio, com ele ainda reclamando na nossa orelha, e adivinhem? Aquele é realmente o lugar correto para comprar os tickets de trem em Delhi. 

Trem na Índia
Em Delhi, o guichê exclusivo para turistas fica bem no final da sala – ali onde estão concentradas aquelas pessoas. Nessa hora o lugar estava bem vazio, mas ele fica bem cheio na maior parte do tempo.

Portanto, qual a dica aqui? Não importa em qual cidade estiver, mas especialmente nas cidades maiores, não ouça ninguém que quiser te levar para lugares diferentes dos guichês oficiais. Muita gente vai tentar te enganar na Índia. Eu NÃO estou dizendo que todo indiano é mentiroso, eu estou dizendo que muitos tentarão te enganar, são duas coisas bem diferentes. Então, atenção máxima!

Trem na Índia
Guichê exclusivo para compras na cota para estrangeiros em Delhi

Basicamente em todas as estações, especialmente das cidades maiores, vai existir um guichê específico para estrangeiros. É só perguntar qual é o guichê de estrangeiros – e se não souberem te informar, vá lendo o que está escrito nos guichês, pois geralmente há alguma indicação. 

Trem na Índia
Na estação de Jaipur, o guichê 10 era o destinado a turistas e era o único com alguma inscrição em inglês

Nesse guichê, lembre-se, você só consegue comprar tickets da cota de estrangeiros, ok? Se quiser comprar bilhetes normais, vá para qualquer outra fila e se for mulher, vá para a fila exclusiva de mulheres.

Pois bem, vamos falar sobre o processo de compra em si agora. Você vai precisar preencher um formulário para cada trecho que for comprar – lembrando que você pode comprar tickets para até 6 pessoas na mesma reserva.     

Nesse formulário você deverá preencher os dados dos passageiros como nome completo, sexo, nacionalidade, idade e número de passaporte. Além disso, você precisará indicar qual o número do trem que deseja pegar, escolher o dia e indicar a estação de partida e de chegada. E como saber tudo isso? Antes de você preencher o seu formulário, faça uma busca no site da IRCTC e escolha o seu trem. E você vai ter que saber essas informações ou não consegue comprar os seus bilhetes, ok? Mas isso não significa que o atendente não vá te ajudar com isso, ele até vai, mas não é a mesma coisa de você olhar e analisar com calma, certo?  

Trem na Índia

Uma dica aqui é a seguinte: busque mais de um trem, pois caso não haja disponibilidade para o que você primeiro escolheu, você pode tentar o outro. Você ainda deve indicar a classe escolhida. Se ela não estiver disponível, o atendente vai te dizer quais são as classes disponíveis e, caso você aceite a troca de classe, ele vai pedir para que você assine no formulário a aceitação da mudança. Um último item que você deverá escolher é a localização da sua cama. Lembra que falei mais no começo sobre evitar os corredores por causa das bagagens? Então, vamos às opções: 

  • L (Lower) Cama de baixo
  • M (Middle) Cama do meio – no caso da sleeper class ou da 3A
  • U (Upper) Cama do alto – a grande vantagem dessa cama é que ninguém nunca vai te incomodar para sentar ou qualquer coisa do tipo, mas você também vai ficar mais longe das suas bagagens
  • SL (Side Lower) Cama de baixo no corredor – evitar
  • SU (Side Upper) Cama de cima do corredor – evitar

Atenção para o nome das estações! Há cidades que têm mais de uma estação de trem e você deve decidir para qual deseja ir. Uma ideia? Verifique qual fica mais perto da sua hospedagem e escolha essa. Mas se não tiver trens para ela, então opte por outra mesmo, mas saiba dessa diferença. E atenção na hora de descer do trem para não descer na estação errada! Eu ia acompanhando pelo MapsMe (ou pelo Google Maps) para verificar em qual estação estávamos. Você também pode perguntar para as pessoas no trem, mas eu achei melhor usar o aplicativo mesmo. Outra coisa que pode acontecer é você não achar o nome da cidade que está buscando, isso porque em português podemos falar o nome de alguma estação/cidade de um jeito e por lá ela ter outro nome.

Trem na Índia
Há muitos trens de carga também transitando pelo país

Quer um exemplo? Bangalore você vai achar como Bengaluru. E como resolver isso? Se não achar a cidade que está procurando, dá um Google que outras opções de nomes vão aparecer para você, especialmente se você estiver por lá. Atenção redobrada quando estiver indo embora de algum lugar. Comprou seu ticket de Varanasi para Agra? Verifique se seu trem sai de Varanasi Junction ou de Varanasi City para não ir para a estação errada – e assim verifique em toda cidade!

Por fim, você deverá colocar seu endereço, telefone, datar e assinar o formulário. É muito importante colocar um número de telefone que você tenha acesso, pois qualquer mudança no itinerário ou, se você comprar tickets da primeira classe, receberá as informações sobre o seu assento via SMS.  

Depois que você sabe como funciona, fica tudo mais fácil e você não precisa perder tanto tempo – como nós perdemos – até descobrir como fazer e onde ir para comprar seus tickets de trem na Índia.   

Em Delhi, para organizar a fila, eles distribuem os formulários com um número em cima. Vejam na foto que o nosso formulário era o de número 21. Eles vão chamando por número e assim fica bem mais organizado e você tem tempo tranquilo para escolher seus trens, se ainda não tiver feito isso antes. Mas a fila de compra da cota de turistas demora bastante, pelo menos em Delhi, pois tem muita gente que vai até lá para comprar seus bilhetes para um trem na Índia. Em cidades menores, pode nem ter fila, mas em Delhi, pode esperar que vai demorar. Nós chegamos estava no número 15 e, 3 horas depois, chegou a nossa vez. Nesse meio tempo, eu tentei comprar na fila dos tickets normais (lembra que falei que o funcionário não queria vender, daí o gerente disse que sim e tal?), tentei na fila só de mulheres, mas no final das contas, só consegui mesmo na fila da cota turística.  

Trem na Índia

Após fazer o seu pagamento, seus tickets são emitidos. Neles aparecem o número do seu trem, a origem e o destino, sua classe, os horários de saída e de chegada, o valor que você pagou, o número do seu assento, a localização da sua cama (L, U, M, SL ou SU), assim como o número do seu vagão. Sim, observe que o número do seu vagão vai aparecer antes do número do seu assento. Observe isso na hora de entrar no trem para não cair no vagão errado. Em algumas plataformas, há placas indicando onde os trens vão parar e onde cada vagão ficará, mas isso não acontece em todas as estações, nem em todas as plataformas.

Uma outra dica aqui é: confirme sempre se aquele trem que está parando ali é mesmo o seu! São muitos trens saindo e chegando o tempo todo e se o seu estiver um pouco atrasado, você pode, se não prestar atenção, entrar no trem errado. Você pode checar isso nos painéis nas plataformas e nos trens mesmo. 

Trem na Índia
Nosso bilhete de trem de Bikaner para Delhi. Veja que nosso trem não foi para a estação de Nova Delhi (maior e mais nova), mas para a Delhi S Rohilla, que fica em Old Delhi.

Uma outra informação que vai constar no seu bilhete é o PNR. É através desse número que você pode checar no site da IRCTC ou no aplicativo deles, o status do seu trem. E eu aconselho fortemente que você faça isso antes de seguir para a estação. 

Pelo site da 12Go Asia

Eu tinha lido bastante coisa sobre comprar meus bilhetes pelo site da 12Go Asia e confesso que até busquei algumas opções, mas nada me atendia. O que eu descobri depois foi que eles não oferecem todas as opções que constam no site da IRCTC – além disso, algumas opções sequer contam com confirmação imediata (lista de espera?). É claro que eles cobram uma taxa pela prestação do serviço, mas esse nem foi o problema, porque realmente não é caro, mas sim a falta de opções. 

A grande vantagem é já poder comprar os seus bilhetes de trem na Índia antes mesmo de viajar, caso não tenha conseguido pelo site da IRCTC, e viajar sem preocupação, mas como eu disse, há uma certa limitação. Uma dica? Entre no site da IRCTC e verifique os trens disponíveis. Depois vá para o site da 12Go Asia e verifique o que eles oferecem e se vale ou não a pena. Se não valer ou se você não conseguir comprar on-line, garanta que você vá conseguir chegar com alguns dias de antecedência em Delhi (ou por onde chegar na Índia) para adquirir os seus bilhetes de trem na Índia antes de começar a viajar pelo país. A ideia aqui é: vai comprar seus bilhetes por lá? Deixe os primeiros dias para passear em Delhi e logo ao chegar vá comprar os seus bilhetes – foi exatamente o que fizemos – isso porque muitas vezes para um ou dois dias seguintes pode não ter disponibilidade de assentos. Depois, curta Delhi e comece a sua viagem.

Trem na Índia
Estação de trem de Bikaner

Uma outra coisa que nos aconteceu foi o seguinte: queríamos comprar todos os nossos bilhetes de trem para todos os nossos trechos, mas acontece que não conseguimos. Não havia disponibilidade de trens nos trechos de Udaipur a Jaisalmer e de Jaisalmer a Bikaner, então fizemos esses trechos de ônibus. Mas o que houve? Acontece que não há trens direto dessas cidades e todos dependem de uma troca/baldeação e esses tickets não estavam disponíveis desse jeito para compra. Nem pessoalmente, nem no site da IRCTC, nem no da 12Go Asia. Mas e não dá então para comprar esses bilhetes? Sim, mas você precisa comprá-los separados. Como?

Bem, vá ao site da IRCTC e encontre os trens disponíveis. Eles deixam você pesquisar de Udaipur a Jaisalmer, por exemplo, mas você não pode comprar, apenas pesquisar e é aí que você descobre quais são os trens. Descobrindo isso, você precisa comprar cada trecho como uma viagem separada. O que nos aconteceu foi que no guichê em Delhi a moça não nos contou sobre essa possibilidade, apenas nos dizendo que não tinha trem. Mas você agora já sabe, né? 

Trem na Índia

Comprar com um agente de viagens

Eu realmente acredito que se você está lendo esse post e se você chegou até aqui, você não tem uma agente de viagens aqui no Brasil para te ajudar com isso, certo? Pois bem, aqui eu estou falando de comprar os tickets para um trem na Índia através de um agente indiano. Qual a única forma que eu acho minimamente confiável? Veja com o seu hotel. Alguns hotéis oferecem essa facilidade e pode ser uma boa para você, que poderá economizar algum tempo. Nós preferimos ir sozinhos mesmo e desenrolar por lá, até porque eu queria escrever esse post e isso só seria possível vivendo tudo o que vivemos – mas de toda a forma, eu prefiro perder um pouco mais de tempo do que ter um possível estresse maior.

Apenas alguns cuidados: verifique bem os dados no seu ticket para ver se está tudo ok mesmo, se os dados estão mesmo corretos. O seu ticket não será solicitado dentro do trem e eu achei isso bem interessante: ninguém pediu para ver o nosso ticket, os funcionários da companhia apenas perguntam o nome ou o número do passaporte dos passageiros, daí a importância dos seus dados estarem corretos! De todo o jeito, guarde o seu ticket com você durante toda a viagem para o caso de rolar alguma dúvida sobre assentos e coisas do tipo.

Pois bem, minha gente, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking

Rentcars

wise

seguro viagem

chip internacional

8 comentários sobre “Viajar de trem na Índia: TUDO o que você precisa saber!

  1. Anônimo

    Nenhum elogio seria suficiente para alcançar a eficiência do seu POST. Sairemos do Rio RJ para Dheli dia 28/01/24 e apesar do devido planejamento para o projeto Índia, de sermos muito viajados e devidamente vacinados contra intempéries, suas dicas foram, na verdade, cursos de longa duração. Hoje,duas semanas antes de partir, não temos só seus TOQUES (dicas) mas sim EMPURRÕES que, quicá, tornarão nosso roteiro de 2 meses SEM QUEDAS BRUSCAS.
    Abs.

    1. Nossa, o melhor comentário que já recebi aqui no Blog! E que alegria! Foi bem difícil buscar informações por aqui sobre esse assunto e penamos um pouco por lá, então achei esse post dos mais urgentes da viagem. Fico imensamente feliz de poder ajudar e desejo a vocês uma ótima viagem ❤️

      1. Anônimo

        Oi! Meu nome é Silvia e sou de Ilhabela Que artigo ótimo!!! Já salvei na pasta! O engraçado é que, depois de meses estudando e decidindo o roteiro, ele é praticamente igual ao de vcs, com exceção do Jawai e acréscimo de Pushkar pra mim. Estou indo sozinha em outubro e vou usar todas essas dicas preciosas. E sobre os ônibus? Parece que são bem de boa tbm, né? Apesar de não terem banheiros rsrs
        Obrigada, viajantes! Gratidão pela partilha mesmo

      2. Olá, Silvia! Que bom que gostou do post e que ele está te ajudando!

        Vamos lá: nós viajamos de ônibus em algumas oportunidades e eu achei bem tranquilo sim, apesar de não terem banheiro mesmo.

        Infelizmente, ainda não tive tempo de terminar todos os posts dessa viagem, mas posso te dar algumas dicas aqui sobre isso:

        1. Procure ajuda no seu hotel para a compra das passagens, caso decida viajar de ônibus. Nem sempre é fácil encontrar onde comprar as passagens ou mesmo o lugar onde você deve pegar o ônibus. Peça essa última informação de forma detalhada;

        2. Existe um site (https://www.redbus.in) onde você consegue pesquisar as suas passagens. Nós não conseguimos comprar com nosso cartão no site, mas no nosso hotel deram um jeito de comprar para nós e nós pagamos por lá. Então a melhor opção é tentar pedir ajuda se decidir viajar de ônibus.

        3. Cuidado com ônibus noturnos. Eu não pegaria se estivesse viajando sozinha. A Índia é um país super seguro, mas no que diz respeito ao trato/respeito com as mulheres, não muito. Então eu preferiria um trem noturno (que sempre estará cheio) a um ônibus (que pode ou não estar).

        4. Muitos ônibus têm opção para comprar assento ou cama. A não ser que seja uma viagem muito, mas muito longa, prefira o assento. As pessoas não ligam muito não para lugar reservado e você pode ter que dividir a sua cama com outras pessoas, que simplesmente chegam e sentam onde querem – e o interessante é que não vimos as pessoas reclamarem. Parece algo bem comum.

        Boa viagem (e quem sabe até lá já tem mais coisas aqui no Blog)! Beijo 😘

  2. Anônimo

    Que post maravilhoso! Não sabe como ajuda quem está planejando uma viagem para a Índia… Não sabia nem por onde começar, agora me sinto muito mais segura e confiante! Muito obrigada!

Deixe um comentário