O incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen no estado da Bavária, no sul da Alemanha. Eu achava que se tratava de um castelo medieval até viajar para lá e descobrir que não, que esse é, na verdade, um castelo contemporâneo.

Construído por Luís II da Baviera, sua construção foi inspirada na obra de seu amigo e protegido, o compositor Richard Wagner – aliás o nome Neuschwanstein é uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera de Wagner com o mesmo nome.

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração tanto ao Castelo da Cinderela (Disney Orlando e Tokyo) quanto ao Castelo da Bela Adormecida (Disney Califórnia, Paris e Hong Kong).

Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, o castelo é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha – a sua parte externa, claro – e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado um dos “cartões postais” do país.

castelo de neuschwanstein, Alemanha
Vejam o castelo lá em cima!

Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá. E então, bora?

Um pouco de Luís II da Baviera

Luís II ascendeu ao trono aos dezoito anos de idade, em 1864. Dois anos depois a Baviera foi subjugada pela Prússia e posteriormente absorvida pelo Império Alemão. Luís permaneceu como rei, porém praticamente ignorou tais assuntos de estado e concentrou-se em projetos artísticos e arquitetônicos. Ele encomendou a construção de dois palácios luxuosos e do Castelo de Neuschwanstein.

Luís gastou todas as rendas reais nesses projetos, realizando grandes empréstimos e ignorando todas as tentativas de seus ministros para impedi-lo. Isso foi depois, inclusive, usado contra ele para declará-lo louco. Sua prima, a Imperatriz Sissi, considerou: “O Rei não era louco; era apenas um excêntrico vivendo num mundo de sonhos. …”

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

Ainda assim, em 1886, o Rei Luís II foi declarado insano e aprisionado no castelo. A maior parte dos historiadores acredita que Luís tinha uma natureza profundamente peculiar e irresponsável, mas a questão da insanidade clínica permanece controversa.

Luís II veio a falecer, alguns dias depois de ser deposto, em junho de 1886, em circunstâncias não muito bem explicadas. Sua morte foi considerada oficialmente como suicídio por afogamento, mas isso tem sido questionado. O rei era conhecido como um exímio nadador em sua juventude e a água, no local em que seu corpo foi encontrado, não alcançava sequer sua cintura e o laudo da necrópsia indicou que não havia água em seus pulmões. Muitos sustentam que Luís foi assassinado por seus inimigos.

O rei morou no Castelo de Neuschwanstein por apenas 172 dias. Ironicamente, o castelo cuja construção teria causado a ruína financeira do reino, é hoje em dia uma das principais fontes de renda do estado da Baviera.

castelo de neuschwanstein, Alemanha
Realmente um castelo de contos de fadas

A inspiração em Richard Wagner

O nome do castelo era uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, lenda épica que foi musicada por Wagner. Luís II queria reproduzir no Castelo a áurea medieval dos cavaleiros, em pleno século XIX e transpassar, pela arquitetura, as óperas de Richard Wagner e os mitos alemães, reforçando a estratégia de identificação nacional iniciada pela Escola Histórica Alemã.

Assim, apesar de o castelo ter sido construído no século XIX, a ideia era que ele tivesse um aspecto medieval, o que se pode confirmar em um trecho de uma carta endereçada a Wagner, em maio de 1868, onde Luís II escreve: “É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo.”

Vista das colinas ao redor a partir do Castelo

O castelo não foi totalmente finalizado e muita coisa do projeto original ficou por ser feita, tanto no exterior como no interior dele. Assim, somente 14 dos ambientes projetados foram totalmente concluídos e decorados. Mas, olha, eles ficaram incríveis!

Tem até uma gruta lá dentro. Junto a um jardim de inverno, Luís II mandou construir uma pequena gruta. Sua ideia era representar a gruta do Monte de Vênus, da ópera Tannhäuser, de Wagner. Sério, é tudo muito fantástico no Castelo de Neuschwanstein. Pena que a visita é rápida – dura cerca de 30/40 minutos, mas vale cada minuto!

castelo de neuschwanstein, Alemanha
Lateral do Castelo

Assim, podemos considerar o castelo como um monumento dedicado a Richard Wagner, o qual Luís II, como é bem fácil de se notar, admirava muito e se inspirou para a decoração de uma grande parte do seu palácio.

Castelo de Hohenschwangau e Lago Schwansee

Antes de falar como você faz para comprar seu ingresso ou chegar na entrada do Castelo de Neuschwanstein, eu vou te contar que não tem apenas um castelo para ser visitado por lá: você também pode visitar o Castelo de Hohenschwangau. Esse foi o castelo em que Luís II passou a maior parte de sua juventude e fica bem pertinho do Castelo de Neuschwanstein. Quando você for comprar seu ticket, você terá duas opções: visitar apenas um ou os dois castelos e você pode se organizar para visitar qualquer um dos dois primeiro.

Além disso, você pode fazer um tour passando pelo lago Schwansee, que fica entre os dois castelos, que foi o que fizemos e valeu muito a pena. Ou seja, no deslocamento entre um castelo e outro, você pode fazer um pequeno tour que passa pelo lago.

castelo de hohenschwangau, Alemanha
Castelo de Hohenschwangau

Luís II da Baviera se inspirou muito nesse castelo onde viveu tanto tempo de sua vida para a construção de seu fantástico palácio, o Castelo de Neuschwanstein.

castelo de hohenschwangau, Alemanha
Áreas externas do Castelo de Hohenschwangau

O passeio a pé pela região é indispensável, portanto não deixe de visitar o lago Schwansee. No verão, deve ser bem bacana passear pelo lago, sentar na beira dele, aproveitar uma tarde de sol, mas no inverno também fica lindo, né?

Lago Schwansee, castelo de neuschwanstein, Alemanha
Lago Schwansee

Ingressos para o Castelo de Neuschwanstein e de Hohenschwangau

Os ingressos para o Castelo de Neuschwanstein podem ser comprados no Ticket Center, que fica bem pertinho do castelo, mas é possível reservar um horário com antecedência na internet por uma taxa extra. Para isso, acesse o site oficial do Castelo. On-line, você compra o seu ticket para entrar em um dia e horário marcados. No Ticket Center são vendidos ingressos apenas para o dia!

Castelo de Hohenschwangau, Alemanha
Castelo de Hohenschwangau
Atenção

Eu recomendo reservar seu ingresso com antecedência em qualquer época do ano, pois os tickets que estão disponíveis para compra na hora são limitados e você pode não conseguir comprar o seu e perder seu passeio!

Caso você reserve seu ticket com antecedência – ou mesmo compre na hora – fique atento ao horário, porque se você se atrasar, você não entra mais no castelo e o ingresso não é reembolsável. Assim, você terá que comprar um novo ingresso para poder entrar em um outro momento – isso se ainda tiver tickets disponíveis naquele dia.

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

As visitas ao castelo só podem ser feitas com tours guiados, que são oferecidos em inglês e alemão ou com áudio tours que têm opções em várias línguas, incluindo o português. É aconselhável que você esteja na porta de entrada do castelo uns 20 minutos antes do horário que você agendou. Só para ficar bem claro: não importa se você reservou seu horário com antecedência ou se comprou na hora no Ticket Center, você terá um horário específico, agendado, para você fazer sua visita.

Atenção

Antes de viajar, verifique as condições de venda dos tickets no site do castelo, pois essas informações podem ser alteradas a qualquer momento! Aliás, isso vale para qualquer lugar que você for visitar: sempre confirme antes de se programar.

Quando compramos os nossos tickets on-line para o Castelo de Neuschwanstein (em 2019) era necessário comparecer ao Ticket Center de toda a forma, para pegar os ingressos físicos. Verifique se isso ainda é necessário ao comprar as suas entradas.

castelo de neuschwanstein, alemanha
Ao lado da entrada do Castelo

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein saindo de Munique

Nós fizemos um bate e volta de trem de Munique até Füssen. Uma vez em Füssen, há duas linhas de ônibus que operam até os castelos que são a 73 e a 78.

O trem de Munique para Füssen leva cerca de 2 horas, então pegue o trem o mais cedo possível para aproveitar melhor o dia. Você também pode ir de carro, de ônibus ou fechar um passeio a partir de Munique – ou de outras cidades nos arredores.

Rentcars

Eu geralmente pesquiso e compro minhas passagens de trem pela Europa no site da Raileurope e nunca tive problema algum. O site é super prático, está em português e facilita muito na hora de fazer os planos. Daí eu imprimo ou levo salvo no celular o meu ticket. Aliás, tem um post bem legal onde eu conto melhor sobre como eu planejo minhas viagens, dá uma olhada lá que tem várias dicas interessantes.

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

Mas para ir visitar o castelo, nós compramos um ticket direto no site da companhia alemã de trens, a DB. Nós compramos o Bavaria day ticket. Esse ticket te dá a possibilidade de andar em quantos trens você quiser na região da Bavaria durante o dia todo (e inclui o ônibus de ida e volta aos castelos). Nós achamos que valeu super a pena e você fica livre para pegar o trem que quiser a qualquer hora. Você pode comprar o seu Bavaria day ticket por esse link aqui. O preço estava em 25 euros por pessoa, mas o mais legal é que a partir da segunda pessoa (até a quinta) o valor extra – por pessoa – fica em 8 euros!

O acesso aos castelos de Neuschwanstein e de Hohenschwangau

O Castelo de Hohenschwangau é acessível facilmente a pé, já que ele fica bem pertinho do Ticket Center, então nós fomos nele primeiro. Depois demos a volta por trás dele, passamos pelo lago Schwansee e depois subimos para o castelo de Neuschwanstein. Não se esqueça: cuidado com o seu horário de entrada!

castelo de neuschwanstein, alemanha
Vista do Castelo de Neuschwanstein a partir do castelo de Hohenschwangau

Até o castelo de Neuschwanstein você pode ir a pé (mais ou menos 30 minutos desde o Ticket Center – leve isso em consideração e veja seu horário) e você vai pegar bastante subida – aliás, apenas subida. É cansativo, não nego, mas é lindo! Caso você não queira ou não tenha condições físicas para subir, tem outras opções: você pode subir de ônibus (ele não funciona no inverno com neve) e mesmo assim ele vai te deixar a uns 10 minutos do castelo, ou seja, ainda vai ter subida para encarar. De toda a forma, todos os caminhos são bem indicados. Vá na boa!

Turismo sustentável

Lá você também vai encontrar a opção de subir de carruagem. Ela vai te deixar a uns 300 metros mais ou menos da entrada do castelo. Posso fazer uma observação aqui? Eu sou absolutamente contra o uso de carruagens puxadas por cavalos em locais turísticos. É desnecessário, os animais são sempre forçados mais do que o possível, puxam muita gente ao mesmo tempo, mais o peso da carruagem. Eles trabalham horas a fio, muitas vezes sem descanso. Enfim, turismo para mim vai além do ‘meu’ divertimento, ele precisa e deve ser sustentável.

castelo de neuschwanstein, alemanha
Vista do castelo no caminho

Uma das mais belas vistas do Castelo de Neuschwanstein

Terminada a visita ao castelo de Neuschwanstein, não deixe de ir a Marienbrück, a ponte de onde se tem as melhores vistas do castelo, mas dependendo das condições do tempo, ela pode estar fechada. A ponte tem 90 metros de altura e é super concorrida, portanto, tenha paciência.

Marienbrück, castelo de neuschwanstein, Alemanha
Vista do castelo a partir da Marienbrück

Quando ir ao Castelo de Neuschwanstein

A Bavaria é uma região para ser visitada em qualquer época do ano! Quer ir no verão? Tenha em mente que julho e agosto são os meses das férias escolares por lá, então você vai pagar mais caro por tudo! Portanto, se quiser aproveitar um clima mais quentinho, vá em junho ou setembro. Lembrando que o verão europeu equivale ao período do nosso inverno.

No inverno o frio é bravo, mas as cidades na Europa ficam incrivelmente lindas! Eu amo o inverno por lá, especialmente entre novembro (apesar de o inverno oficialmente ainda não ter começado) e dezembro, quando os mercados de natal estão montados e as decorações pelas cidades são um encanto à parte.

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

A primavera e o outono tendem a ser estações mais amenas, intermediárias, mas nunca contem com isso de forma absoluta, viu? Eu já fui à Europa no meio da primavera e peguei um frio triste, então, o ideal é ir sempre preparado para qualquer clima. Vai no verão? Claro que o foco serão roupas leves, mas ter um casaco na mala nunca é demais.

Eu fui no inverno porque meu sonho era ver o Castelo de Neuschwanstein exatamente como eu o vi, cheinho de neve, mas com certeza em outras épocas do ano ele e a região ficam lindíssimos! Então analise com carinho em qual época você quer visitar esse pedacinho do paraíso.

castelo de neuschwanstein, alemanha
Muita neve por lá – tinha áreas fechadas do castelo de tanta neve que tinha caído!
Atenção

Um detalhe importante para você considerar: durante o verão, os dias são mais longos na Europa e dependendo da cidade em que você estiver, o sol pode se pôr depois das 22 horas fácil. Considere que também amanhece muito cedo. No inverno, ocorre exatamente o contrário: a noite dura mais, então os dias demoram a nascer e pode começar a escurecer às 15 horas. E quanto mais ao norte do continente você estiver, mais isso se acentua. Assim, estações como a primavera e o outono tendem a ser mais intermediárias também nesse ponto.

Dica

Vai no inverno? Tem um post massa pra você! Nele eu falo sobre o que levar, como se preparar para uma viagem para lugares bem frios, enfim, esse é um post imperdível se você vai encarar essa!

castelo de hohenschwangau, Alemanha
Castelo de Hohenschwangau

Brasileiro precisa de visto para entrar na Europa?

Não! No entanto, a partir de 2024 2025, brasileiros e residentes de mais 50 países vão precisar preencher uma Autorização de Viagem antes de iniciarem a sua viagem para algum país do Espaço Schengen.

Os brasileiros nunca precisaram de visto para entrar na Europa e continuam, tecnicamente, não precisando. Mas agora, visando identificar possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que viajam para países do Espaço, foi criado o ETIAS – Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. Mas esse é assunto para um outro post, então clique aqui para saber tudo sobre essa novidade!

castelo de hohenschwangau, Alemanha
Castelo de Hohenschwangau

Seguro Viagem obrigatório

A Alemanha faz parte dos países que assinaram o Tratado de Schengen, que é um conjunto de regras para fins turísticos, e uma dessas regras é a necessidade de se ter um seguro viagem para entrar no país. Portanto, atenção, pois um comprovante de compra do seu seguro viagem pode ser pedido para você na imigração, ok?

Moeda usada na Alemanha

A moeda oficial alemã é o euro, assim como em grande parte dos países da Europa. Você consegue comprar euro facilmente nas casas de câmbio aqui no Brasil, mas você já pensou em abrir uma conta internacional? Eu acho que essa é uma opção super válida e econômica e tem post aqui no Blog sobre isso também!

Pois bem, minha gente, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking

Rentcars

wise

seguro viagem

chip internacional

Deixe um comentário