Tiradentes, uma linda cidade histórica de Minas Gerais

Tiradentes, famosa por sua arquitetura da era colonial barroca, é uma das cidades mais famosas de Minas Gerais. Conhecida por suas belezas naturais, casarões e igrejas, a cidade guarda muitos atrativos que despertam o desejo de conhecer melhor sua história.

A cidade foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Durante o século XVIII, a Vila de São José, como foi nomeado o local, viveu o seu apogeu com a extração do ouro e em 1860 foi elevada à categoria de cidade.

Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
O charme das casinhas coloridas de Tiradentes

Inicialmente chamada de cidade de São José, ao ser proclamada a República, a cidade passa a se chamar Tiradentes, em homenagem ao inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Na década de de 1930, a cidade foi declarada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, igrejas e monumentos recuperados. Hoje, Tiradentes é uma das mais bem preservadas cidades históricas do estado de Minas Gerais e do Brasil.

Tiradentes, Minas Gerais, Brasil

Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá. E então, bora?

Quando ir a Tiradentes

Você pode visitar Tiradentes o ano inteiro, mas eu acho que a melhor época é fora do período de chuvas. A temperatura por lá é agradável o ano todo, com tendência a ter dias mais quentinhos no verão e mais geladinhos no inverno – especialmente à noite, já que mesmo no inverno durante o dia você vai conseguir andar tranquilamente sem precisar se agasalhar muito. Eu visitei a cidade no mês de agosto, em pleno inverno, e de dia andava tranquilamente sem blusa, à noite é que a temperatura caía e daí sim exigia usar roupas mais quentinhas.

Eu digo que é melhor ir fora do período de chuvas porque muitos dos passeios que você vai fazer por lá são feitos a pé, andando pela cidade, então a chuva pode estragar seus planos e passeios.

O período de chuvas vai de meados de outubro a meados de março e o período de seca vai de abril a setembro, época mais fria, já que pega todo o período do inverno. Eu amei ir nesse período, o clima é bem ameno para as caminhadas durante o dia e à noite, com aquele friozinho, é uma delícia sentar em um restaurante, tomar um vinho – ou uma cerveja mesmo – e curtir aquele clima delícia de lá.

Tiradentes, Minas Gerais
Dica

Tiradentes é uma cidade especialmente visitada nos finais de semana e feriados. Um final de semana por lá é suficiente para você aproveitar e conhecer a cidade, mas tenha em mente que ela estará mais cheia do que no meio da semana – aliás, tem lugares que nem abrem de segunda a quarta devido ao baixo número de pessoas. Então se a sua intenção é ir passar um final de semana por lá, prepare-se que vai ter bastante gente, mas nada demais, nada que torne a viagem desagradável. Eu vou indicar algumas hospedagens que eu achei interessantes na cidade. Tá tudo lá no finalzinho do post!

O que fazer em Tiradentes

Tiradentes é lindíssima e o simples fato de andar por suas ruas e ruelas de pedras já vale o passeio, com certeza! Aliás, na minha opinião, esse é o principal a ser feito por lá: andar, observar, perder-se pelo centro histórico. A cidade é pequena, tranquila, ela é um convite ao sossego e ao relaxamento. Então, relaxe e aproveite!

O centro histórico de Tiradentes ocupa quase toda a cidade e de dia ou de noite, a sensação é de retorno no tempo. Aliás, caminhar à noite por lá é uma delícia. Gente, é tudo uma delícia em Tiradentes, eu fiquei encantadíssima com a cidade.

Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
Diz se não é linda?

Nessa viagem fomos eu, minha mãe, minha irmã e meu cunhado. Thiago não pode ir nessa e sempre que posso e ela quer, eu levo minha mãe para viajar com a gente. Ela se encanta com tudo, é muito massa!

Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
Minha irmã, eu (no meio) e minha mãe

Turismo sustentável

Em Tiradentes, você vai encontrar a opção de fazer um passeio de carruagem. Posso fazer uma observação aqui? Eu sou absolutamente contra o uso de carruagens puxadas por cavalos em locais turísticos. É desnecessário, os animais são sempre forçados mais do que o possível, puxam muita gente ao mesmo tempo, mais o peso da carruagem. Eles trabalham horas a fio, muitas vezes sem descanso. Considere, ainda, que eles andam em ruas de paralelepípedo, o que torna tudo ainda mais difícil!

Você já passou do lado de um cavalo desses, usado para essas atividades, e reparou nas feridas que eles têm, especialmente na boca por ficarem usando aqueles instrumentos que servem para direcioná-los? Ande por Tiradentes (e se tiver alguma dificuldade de mobilidade, o carro é uma boa opção) e seu passeio será muito mais incrível! Afinal, turismo vai muito além do ‘meu’ ou do ‘seu’ divertimento, ele precisa e deve ser sustentável.

Tiradentes, Minas Gerais

Comprinhas em Tiradentes

Comprar é outra coisa bem legal para fazer na cidade. Eu não sou daquelas que viaja para fazer compras, não mesmo, aliás, muito pelo contrário, eu geralmente não compro nada … mas em Tiradentes o negócio é diferente! São muitas opções, muitas lojas de artesanato e produtos locais, tudo com preços altamente atrativos. Lá você encontra muita coisa especialmente para casa: colchas (maravilhosas!!!), xícaras, bules, toalhas de mesa. Mesmo que você não compre nada, vale muito a pena entrar nas lojinhas e ateliês espalhados pela cidade – mas eu verdadeiramente duvido que você não vá levar nada!

Comer e beber é uma outra coisa que você vai fazer por lá e muito bem! Como a cidade é bem calma e pequena, você passeia, senta, toma uma café, come alguma coisa, volta a andar, para novamente, compra alguma coisa … e assim vai o dia e a noite também. A ideia central continua sendo essa: relaxe e aproveita a tranquilidade da cidade.

Festival de Gastronomia de Tiradentes

E por falar em comida, você sabia que todo o ano rola um festival de gastronomia em Tiradentes? Há 26 anos Tiradentes recebe o festival, que é uma celebração
da gastronomia brasileira. O encontro tem uma mistura de sabores e saberes e a cada ano conquista mais o público, os chefs e toda a cadeia produtiva que se mobiliza para que ele aconteça.

Durante o festival, que acontece no mês de agosto e tem duração média de 10 dias, rola bar, cozinha ao vivo, espaços diversos para degustação, música, restaurantes, aulas gratuitas sobre a culinária brasileira e muito mais. Para conhecer o festival e saber as datas em que ele acontece, acesse o site da Fatura Brasil.

Igrejas e Capelas

Existem algumas igrejas e capelas que você pode conhecer pelo caminho, dentre elas a maior e mais conhecida igreja de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio. A igreja foi construída e ampliada durante o século XVIII, mas foi no século XIX que a fachada foi reestruturada por Aleijadinho. Ela é considerada uma das obras primas do barroco mineiro e, encontrando-se no alto da cidade, pode ser vista de diversos pontos.

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
Vista da Igreja Matriz de Santo Antônio

Ao lado da igreja, você encontra o cemitério da cidade. A primeira foto do post também mostra a igreja matriz.

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
Cemitério ao lado da Igreja Matriz

Outras igrejas que você vai encontrar na cidade são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade. Além de diversas capelas como a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula, a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês.

Capela de São João Evangelista, Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
Capela de São João Evangelista

Museus em Tiradentes

Uma outra coisa para se fazer em Tiradentes é visitar os seus museus. Eles não são grandes, portanto as visitas não levam muito tempo. Vamos citar aqui três deles: o primeiro é a Casa Museu Padre Toledo. O local foi a residência de Carlos Correia de Toledo, padre que participou ativamente da Inconfidência Mineira.

O segundo é o Museu da Liturgia que dispõe de mais de 400 peças de arte sacra que incluem vestuários, esculturas e outros itens religiosos. E o terceiro é o Museu de Sant’Ana, que está instalado no prédio onde funcionava a antiga Cadeia Pública de Tiradentes.

Museu da Liturgia, Tiradentes, Minas Gerais
Museu da Liturgia

Bate e volta a São João Del Rei

A cerca de 15 quilômetros de Tiradentes está a cidade de São João Del Rei. Se você tiver um dia a mais, vá até lá. Foi o que fizemos, após passar o final de semana em Tiradentes, aproveitamos a segunda-feira para conhecer a cidade. Ela é bemmmmm diferente de Tiradentes. O centro histórico é riquíssimo e muito bonito, mas a cidade é grande – comparada a Tiradentes -, com trânsito e comércio bem movimentados.

E tem um detalhe incrível aqui nessa possibilidade de passeio: você pode fazer esse trajeto de trem, em um trem Maria Fumaça! Gente, eu não fiz esse passeio, pois estávamos de carro e tal, mas vou ter que voltar para fazer, certeza. Você pode pegar o trem e fazer um bate e volta de Tiradentes a São João Del Rei no mesmo dia, assim como se estiver em São João Del Rei também pode fazer um bate e volta a Tiradentes. Se você se interessou por esse passeio, dá uma olha no site oficial deles.

São João Del Rei, Minas Gerais
São João Del Rei

Onde ficar em Tiradentes

Ficar hospedado no centro histórico de Tiradentes é a melhor opção, com certeza, pois ali você pode fazer tudo a pé. As hospedagens a seguir foram selecionadas por mim através de pesquisas feitas no Booking.com e baseadas na localização, avaliação e nota dos hóspedes, ok? Para checar todos os hotéis e demais hospedagens disponíveis em Tiradentes, clique aqui.

Pousada Tesouro de Minas

Essa primeira pousada tem um preço bem acessível, estando localizada no centro histórico de Tiradentes. A pousada oferece um buffet de café da manhã diário com uma variedade de comidas regionais. A pousada ainda dispõe de Wi-Fi gratuito e uma recepção 24 horas.

onde ficar em Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Os quartos da Pousada Tesouro de Minas possuem TV, frigobar, ar-condicionado, decoração em estilo rústico e um banheiro privativo. Esta pousada aceita animais de estimação e fica a 200 metros da estação de trem Maria Fumaça. Para sua comodidade, há um estacionamento gratuito disponível. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Pousada Encanto da Serra

A Pousada Encanto da Serra oferece Wi-Fi gratuito. A propriedade tem vista para a Serra de São José e fica a 500 metros do centro histórico de Tiradentes. Todos os quartos do Encanto da Serra possuem ar-condicionado ou ventilador e estão equipados com TV, frigobar e banheiro.

onde ficar em Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Apresentando decoração de bom gosto, alguns quartos possuem banheira de hidromassagem e varanda. Você pode desfrutar de um buffet de café da manhã diariamente na sala de refeições. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Pousada Richard Rothe

Essa é uma pousada muito bonita que conta com piscina ao ar livre e que também está localizada no centro histórico de Tiradentes. O Wi-Fi é gratuito e um café da manhã continental diário é servido gratuitamente. Os quartos apresentam decoração em estilo rústico, TV e frigobar.

onde ficar era Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Na Pousada Richard Rothe, você vai encontrar um jardim e churrasqueira. Outras comodidades oferecidas na propriedade incluem um lounge compartilhado. A propriedade oferece estacionamento privativo gratuito e ela fica a 300 m da Estação Rodoviária de Tiradentes. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar era Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Casa Divinas

E por fim, vamos apresentar aqui uma opção de casa para aluguel. A Casa Divinas também está situada no centro histórico de Tiradentes, a 300 metros da Estação Rodoviária.

onde ficar em Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Esta propriedade oferece acesso a uma varanda térrea, estacionamento privativo gratuito e Wi-Fi também gratuito. A casa de temporada dispõe de 2 quartos, 2 banheiros, roupas de cama, toalhas, TV com serviços de streaming, área para refeições, cozinha totalmente equipada e varanda com vista da montanha. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Tiradentes
Foto: divulgação Booking.com

Pois bem, minha gente, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking

Rentcars

wise

seguro viagem

chip internacional

Deixe um comentário