Bruges: vale a pena fazer um bate e volta de Bruxelas?

Já digo logo: vale! Bruges é uma cidade no noroeste da Bélgica que é absolutamente encantadora, linda de viver! Ela fica a mais ou menos 100 km de Bruxelas, então é tranquilo para fazer o bate e volta. Passar um dia em Bruges significa comer muito chocolate, experimentar cervejas belgas e maravilhar-se com os encantos da conhecida “Veneza do Norte” (sim, é assim que ela é conhecida exatamente por seus canais e pontes que lembram a cidade italiana de Veneza). 

Bruges, Bélgica
Diz se não é linda?

Bem, nós sempre tivemos vontade de conhecer Bruges, líamos e ouvíamos falar dela há muito tempo, daí em 2018 rolou de irmos para essas bandas e posso dizer uma coisa: ela é muito mais bonita do que pensávamos. Se por acaso você estiver em dúvida se vale ou não visitá-la, vale! O simples fato de andar pelas ruas de Bruges já vale o passeio, ver os cantinhos da cidade, atravessar suas pontes … é encanto garantido!

Bruges, Belgica

Só para vocês terem uma noção da coisa: todo o centro histórico de Bruges foi listado como Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, então pense: o negócio é lindo demais!

Dica

Se você puder dormir uma noite em Bruges, durma! Assim você poderá curtir melhor a cidade à noite e pela manhã terá a cidade bem mais vazia para passear e fotografar, antes dos turistas do “bate e volta” chegarem. Além disso, eu vou indicar algumas hospedagens que eu achei interessantes na cidade. Tá tudo lá no finalzinho do post.

Bruges, Bélgica
Rua em Bruges

Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá. E então, bora?

Um pouco da história de Bruges

No início do século XII, Bruges foi incluída no circuito comercial flamengo, sobretudo devido à sua emergente indústria de lã e tecidos. A cidade floresceu como importante polo comercial durante a Idade Média. O mundo europeu vivia uma expansão comercial intensa nesse período após as invasões que marcaram os séculos anteriores, com destaque para expansão do comércio para o Norte, saindo do eixo apenas do Mediterrâneo.

Aliás, você sabia que a primeira bolsa de valores do mundo foi aberta em Bruges no ano de 1309? Só que nessa bolsa não se vendiam ações de empresas, como acontece hoje em dia, o que se vendiam eram importantes documentos comerciais como letras de câmbio e hipotecas, papéis que eram a base do que podemos chamar de um protocapitalismo medieval.

Bruges, Bélgica
Arco no centro histórico de Bruges

No século XV, Filipe o Bom, duque da Borgonha se mudou com sua corte para Bruges atraindo muitos artistas, banqueiros e outras personalidades proeminentes de toda a Europa. No século XVI, no entanto, Bruges foi rapidamente ultrapassada pela Antuérpia como o centro econômico da região, com grande destaque para o rápido desenvolvimento da Holanda no cenário mercantilista/expansionista europeu.

Durante a década de 1650, a cidade foi base para a estadia de Carlos II da Inglaterra e sua corte no exílio. Na segunda metade do século XIX, Bruges tornou-se um dos primeiros destinos turísticos na Europa, atraindo principalmente britânicos e franceses. E ainda hoje é um dos principais e mais lindos destinos turísticos não apenas da Bélgica, como também de toda a Europa.

Bruges, Belgica

Quando ir a Bruges

Nós fomos no inverno, no mês de dezembro (aliás tem um negócio que amoooooo na Europa nessa época: os mercados de Natal). Tá … e o que mais? Bom, é frio né, gente? Mas fique tranquilo: vai no inverno? Tem um post massa para você aqui no Blog! Nele eu falo sobre o que levar, como se preparar para uma viagem para lugares bem frios, enfim, esse é um post imperdível se você vai encarar essa!

Mercado de Natal em Bruges, Belgica
Mercado de Natal em Bruges

E mais um detalhe sobre Bruges no inverno: a cidade fica um pouco mais vazia do que durante o verão. Eu acho essa sempre uma grande vantagem, aliás!

O verão: nos meses de julho e agosto (lembrando que o verão europeu é o período correspondente ao nosso inverno) a cidade tende a ficar ainda mais cheia por ser período de férias escolares na Europa e, claro, automaticamente, os preços sobem. Nós preferimos evitar viajar para a Europa durante esse período, pois a maioria das cidades está muito cheia, as passagens ficam mais caras, assim como as hospedagens, enfim … mas pra quem tem filhos em idade escolar, às vezes fica difícil fugir e o jeito é encarar!

Bruges, Bélgica
Um dia de inverno ensolarado em Bruges

Muitas agências de viagem dizem que o verão é a melhor época para conhecer Bruges, já que o clima é mais ameno, está mais quentinho, os passeios de barco pela cidade tendem a ser mais divertidos, mais animados. Então se você gosta desse clima e não estuda, não tem filhos ou tem filhos que não estudam e, portanto, não precisa viajar só nas férias, vá em junho ou setembro, pois são períodos de baixa temporada e o verão tá lá, lindão!

Durante a primavera, a cidade fica mais florida, mais colorida com as árvores bem verdinhas. Durante o outono tem-se aquelas cores amareladas das folhas, aquele clima de quase inverno, com a temperatura mais baixa. Bem, então quando ir? Depende do que você gosta mais e das suas possibilidades, a cidade é linda de qualquer forma, avalie os prós e contras de cada período e bora!

Bruges, Bélgica
Bruges: um charme no inverno
Atenção

Um detalhe importante para você considerar: durante o verão, os dias são mais longos na Europa e dependendo da cidade em que você estiver, o sol pode se pôr depois das 22 horas fácil. Considere que também amanhece muito cedo. No inverno, ocorre exatamente o contrário: a noite dura mais, então os dias demoram a nascer e pode começar a escurecer às 15 horas. E quanto mais ao norte do continente você estiver, mais isso se acentua. Assim, estações como a primavera e o outono tendem a ser mais intermediárias também nesse ponto.

Bruges, Belgica

Como ir a Bruges

Bem, nós estávamos em Bruxelas e, como disse acima, é super tranquilo fazer um bate e volta para Bruges que fica a mais ou menos 100 km de lá. De Bruxelas, tem trem saindo a cada vinte minutos mais ou menos para Bruges. Claro que você também pode chegar de outras cidades, como Paris (300 km) ou Amsterdam (250 km), mas daí fica um pouco mais difícil fazer um bate e volta, por ficar mais corrido.

Canais em Bruges, Bélgica
A impressão é de que o tempo parou por aqui …

Nós sempre procuramos nossas passagens de trem pela Europa no site da raileurope, ele é super fácil de usar, tá em português e você pode comprar seus tickets antecipadamente, imprimir em casa ou salvar no smartphone e daí é só embarcar! Mas para ir para Bruges você não precisa necessariamente comprar suas passagens antecipadamente, já que tem muitos trens saindo de lá o tempo todo.

E dá para ir de ônibus também? Sim! O tempo de viagem é bem parecido (de trem dá mais ou menos 55 minutos e de ônibus, mais ou menos 01 hora e 15 minutos). Nós preferimos o trem. Eu acho sempre as estações de trem muito charmosas, tudo funciona na hora certinha, é mais cômodo, mais espaçoso. Enfim, eu acho uma experiência mais prazerosa.

Bruges, Belgica

Se você estiver de carro, há alguns estacionamentos nos arredores da cidade histórica onde você pode estacionar, já que não poderá andar por ela de carro. O carro te dá uma boa flexibilidade, mas eu não alugaria um só por causa desse bate e volta, pois ir de trem ou de ônibus é bem tranquilo.

Só um detalhe: se você for alugar um carro na sua viagem, não deixe de ler esse post aqui pois ele pode te ajudar muito, ok? Nele falamos sobre as coberturas na hora de alugar um carro e sobre porque você não deve usar os seguros para locação de veículos oferecidos pelas operadoras de cartões de crédito.

Rentcars
Dicas
  1. Chegou em Bruges? Pegue um mapa da cidade! Mesmo que você esteja usando seu celular e, portanto, com acesso a mapas, nada se compara a pegar um mapa da cidade, onde tem a indicação das atrações principais, estações de trem e ônibus, enfim … pega!
  2. Chegando na cidade, de trem ou ônibus, você vai dar uma caminhadinha até o centro histórico. Dá pra pegar um ônibus para fazer esse trecho até o centro histórico, mas já faz parte do passeio essa caminhada, então vá a pé que não tem erro.
Bruges, Bélgica
No caminho para o centro histórico

Brasileiro precisa de visto para entrar na Europa?

Não! No entanto, a partir de 2024 2025, brasileiros e residentes de mais 50 países vão precisar preencher uma Autorização de Viagem antes de iniciarem a sua viagem para algum país do Espaço Schengen.

Os brasileiros nunca precisaram de visto para entrar na Europa e continuam, tecnicamente, não precisando. Mas agora, visando identificar possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que viajam para países do Espaço, foi criado o ETIAS – Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. Mas esse é assunto para um outro post, então clique aqui para saber tudo sobre essa novidade!

Bruges, Belgica

Seguro Viagem obrigatório

A Bélgica faz parte dos países que assinaram o Tratado de Schengen, que é um conjunto de regras para fins turísticos, e uma dessas regras é a necessidade de se ter um seguro viagem para entrar no país. Portanto, atenção, pois um comprovante de compra do seu seguro viagem pode ser pedido para você na imigração, ok?

seguro viagem

Moeda usada em Bruges

A moeda oficial belga é o euro, assim como em grande parte dos países da Europa. Você consegue comprar euro facilmente nas casas de câmbio aqui no Brasil, mas você já pensou em abrir uma conta internacional? Eu acho que essa é uma opção super válida e econômica e tem post aqui no Blog sobre isso também!

wise

Chip de celular em Bruges

Para usar seu celular no exterior, você tem algumas opções:

  1. você pode contratar um pacote com a sua operadora e já sair com o seu celular pronto para ser usado daqui do Brasil – cada dia mais as operadoras têm oferecido planos bem interessantes, não deixe de consultar a sua;
  2. você pode comprar um chip pré-pago daqui do Brasil específico para uso no exterior;
  3. você pode comprar um chip no aeroporto quando chegar no seu destino.
Bruges, Belgica

Eu, particularmente, gosto muito dessa última opção. Via de regra, você consegue valores mais em conta e encontra pacotes mais vantajosos. O cartão (sim card) funciona como um chip pré-pago e é super prático: é só colocar no celular e sair usando! Aliás, para saber mais sobre essa e outras dicas para a sua viagem internacional, clique aqui.

Mas se você já quiser sair do Brasil com o seu chip internacional e sua operadora não tiver um pacote que valha a pena, o melhor é adquirir esse chip antes da sua viagem com uma empresa especializada na venda desses produtos. A vantagem dessa opção é não precisar se preocupar em comprar nada ao chegar no seu destino: basta colocar o chip internacional no seu celular e se conectar – e se você não domina muito o inglês, essa pode ser mesmo a melhor opção para você! 

chip internacional

O que fazer em Bruges

Agora é que são elas … Todo lugar tem um universo de coisas para serem vistas e feitas. Então é muito difícil trazer tudo o que se tem para fazer em qualquer lugar. Aqui, eu vou falar da nossa experiência, que foi a de passar um dia em Bruges.

Ande pela cidade!

Basicamente, a primeira dica é: ande pela cidade. Ande e ande! Explore suas ruas, ruelas, pontes, praças, becos, igrejas, moinhos de vento, portões. (Sabe aquele mapinha esperto que você pegou logo que chegou na cidade? Já senta em um café para tomar um chocolate quente belga – maravilhosooooo – enquanto planeja suas andanças pela cidade.)

Igrejas em Bruges, Bélgica
Olhem o charme dessas construções!

Guie-se pelo seu mapa, marque os lugares que quer conhecer, trace um roteiro. Tudo isso ajuda muito, com certeza, mas também permita-se perder-se por Bruges! Ande um tempo sem rumo, vá onde seu coração e seus olhos te levarem. Essa sempre é uma grata experiência.

Bruges, Bélgica
Uma grande parte das igrejas e outras construções em Bruges são feitas de pedra

É tanto encanto, são tantas construções em pedra, tanta história pelo caminho que a gente não se cansa de observar. Atravessar pontes, sentar nos bancos disponíveis no caminho só para admirar a cidade. Bem, minha ideia aqui é te inspirar a viajar e conhecer lugares novos através da fotografia, não é? Então bora, deixa eu apresentar para vocês alguns dos lugares por onde passamos:

Grand Place (Grote Markt)

Grand Place de Bruges, Bélgica
Restaurantes na Grote Markt ou Grand Place

Pensa num lugar dos sonhos … Não dá para ir a Bruges e não passar um tempinho (ou tempão) explorando este ponto turístico que é um verdadeiro símbolo da cidade, o coração da cidade na verdade. Uma praça enorme – uma das mais bonitas da Europa – que abriga construções incríveis como o Campanário, cuja torre começou a ser erguida no século XIII, de 83 metros de altura.

Dá para subir na torre (encarando quase 400 degraus) e ter uma vista incrível lá de cima (melhor chegar bem cedinho para evitar fila, já que eles limitam o número de pessoas que podem subir).

Torre do Campanário, Bruges, Bélgica
Torre do Campanário

Sem falar nesses prédios com essa arquitetura incrível que abrigam cafés e restaurantes. Na Grote Markt você ainda vai encontrar alguns museus interessantes, como a Galeria de Salvador Dalí e o Bruges Historium, que proporciona ao visitante uma viagem à época medieval.

Museu Bruges Historium na Grand Place em Bruges, Bélgica
Museu Bruges Historium na Grand Place (Grote Markt)

Minnewaterpark

Trata-se de um parque público que possui uma linda área verde, que fica bonita em qualquer época do ano. Ótimo para passeios românticos e piqueniques durante as tardes de verão. Logo na saída da estação de trem, seguindo em direção ao centro histórico, você já entra no parque.

Ponte no Minnewaterpark, Bruges, Bélgica
Ponte no Minnewaterpark

O local se chama Minnewaterpark porque fica às margens do lado Minnewater, conhecido como “Lago do Amor”. Passar por essa parte da cidade é muito lindo: pontes, ruas de terra, os tons das folhas, caminhar entre os canais, muitas árvores … Ai gente, Bruges é muito encantadora!

Lago minnewater, Bruges, Bélgica
Lago minnewater

Moinhos de vento

A maioria dos turistas acaba ficando apenas pelo centro da cidade, mas você pode fazer um passeio um pouco mais abrangente e visitar os moinhos de vento que existem nos arredores da cidade histórica. E dá pra ir a pé tranquilamente para lá (se liga naquele mapinha que você pegou para se orientar como chegar neles). Você vai se deparar com uma área mais vazia da cidade, com menos turistas circulando e ter a oportunidade de explorar mais a fundo o que Bruges tem para oferecer.

Moinho de vento em Bruges, Bélgica
Caminhando pelas ruas nos limites da cidade histórica em busca dos moinhos de vento

Deixamos para fazer essa parte do passeio já no finalzinho do dia e as luzes estavam incríveis!

Moinho de vento em Bruges, Bélgica
Se for no pôr do sol então …

Nesse passeio ainda é possível ir até alguns dos portões que davam acesso à cidade medieval de Bruges. A cidade de Bruges, como quase todas as cidades medievais, era cercada por uma muralha que servia para protegê-la de ataques externos e tinha alguns portões que davam acesso a ela (em Bruges são quatro os portões: Gentpoort, Kruispoort, Smedenpoort e Dampoort).

Kruispoort, um dos portões em Bruges, Bélgica
Kruispoort, um dos portões em Bruges

Igreja de Nossa Senhora

Na Igreja de Nossa Senhora você vai encontrar a “Madona de Bruges” de Michelangelo. Escultura feita em mármore pelo artista renascentista em 1503, a obra representa Maria com o menino Jesus no colo (obra que guarda alguma semelhança com a Pietà de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, Itália e que foi esculpida alguns anos antes). Infelizmente, quando estivemos por lá, ela estava sendo restaurada e no local havia apenas uma réplica.

Igreja de Nossa Senhora Bruges, Bélgica
Igreja de Nossa Senhora

Begijnhof

Trata-se de um conjunto de casas, construídas no século XIII, que eram usadas por beatas da Igreja Católica. Hoje, o Begijnhof de Bruges funciona como um mosteiro. Os visitantes entram por uma ponte, construída em 1776, que passa por um dos canais da cidade. É um passeio bem calmo e tranquilo e por tratar-se de um mosteiro, o ideal é que não se faça muito barulho e não se vá em grupos muito grandes.

Begijnhof - Pátio do Mosteiro de Bruges, Bélgica
Begijnhof – Pátio do Mosteiro de Bruges
Não custa relembrar …

Não dá para pensar em passar um dia apenas em Bruges e não se concentrar em andar pela cidade. Sei que eu estou sendo repetitiva, mas quero deixar isso bem claro! Você pode optar por entrar em alguns museus, ok, mas não tem como passar um dia apenas e conseguir fazer tudo, então privilegie ver a cidade!

Bruges, Bélgica
Ruas e cantos incríveis

Passeio de barco em Bruges

Fazer um passeio de barco é outro grande atrativo da cidade. Nós fizemos? Não … mas deve ser muito legal, certeza! Ter uma outra visão da cidade, por um outro ângulo, navegar pelos canais. Enfim, se tiver tempo no seu dia, sugiro que você faça esse passeio.

Fique até o anoitecer

Já que tô falando de ficar apenas um dia na cidade, tenho que te dar mais uma dica: fique até o anoitecer. Aproveitar um pouco a noite na cidade é uma experiência muito gostosa e válida. E se você estiver por lá no final do ano quando os mercados de Natal estão em pleno funcionamento, não tem nem como não pensar em ficar até mais tarde! Aproveite a grande disponibilidade de trens retornando a Bruxelas e curta um pouquinho desse encanto.

Bruges, Bélgica
Esse é um dos lugares mais famosos para foto em Bruges

A Grand Place fica lindíssima à noite. A iluminação dos prédios, dos restaurantes é um encanto à parte. Se quiser, você pode jantar por ali, tomar mais um café, um outro chocolate, enfim … aproveite um pouco desse momento.

Grand Place à noite Bruges, Bélgica
Grand Place à noite

Andar pela cidade à noite vai te trazer boas surpresas. Mas lembre-se de um detalhe que eu contei mais no começo do post: se você for no verão, anoitecerá bem tarde, então ficar até anoitecer, pode significar ter que voltar para Bruxelas depois das 23h. Portanto, nada de preguiça! Você dorme quando voltar para a sua casa, certo?

Bruges, Bélgica
Um encanto sem tamanho

E a cerveja?

E para deixar uma imagem nossa por aqui, deixei para falar da cerveja por último. Você aprecia cerveja? Então já te digo: não dá para passar por Bruges sem degustar uma cerveja belga! São muitas opções, em todos os bares e restaurantes que você entrar. E tem ainda o Bruges Beer Experience, o museu da cerveja, onde você pode ter uma experiência bem “cervejeira”. Nós não visitamos o museu, preferimos ficar pela cidade e ir tomando umas cervejas pelos cantos em que parávamos.

Bruges, Bélgica

Onde ficar em Bruges

Eu indico fortemente que você se hospede no centro histórico de Bruges, caso decida dormir por lá ou passar mais alguns dias pela cidade.

As hospedagens a seguir foram selecionadas por mim através de pesquisas feitas no Booking.com e baseadas na localização, avaliação e nota dos hóspedes, ok? Para checar todos os hotéis e demais hospedagens disponíveis em Bruges, clique aqui.

ibis budget Brugge Centrum Station

Vamos começar por uma rede bem conhecida de hotéis, a Ibis. Eles não tem a melhor das notas (7,3), mas também já foram avaliados por mais de 8.000 pessoas (em 2023) e quanto mais avaliações, mais difícil manter uma nota muito alta mesmo. De toda a forma, pareceu-me uma boa opção e com um preço mais acessível para a cidade.

onde ficar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

Este hotel Ibis está situado ao lado da Estação de Trem de Bruges, a uma curta caminhada do centro histórico. Trata-se de um hotel moderno que oferece recepção 24 horas e quartos com ar-condicionado. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

B&B Lady Jane

Nossa próxima opção é de uma hospedagem no estilo Bed and Breakfast (conta com café da manhã incluso). Localizada no centro histórico de Bruges, a acomodação tem nota 9,0 no Booking.com e fica em um prédio patrimônio histórico datado de 1673.

onde ficar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

A pousada oferece quartos elegantes, decorados individualmente, com móveis confortáveis e ainda conta com uma adega que pode ser visitada para provas de vinhos ou apenas por divertimento. Além da variedade de vinhos, esta pousada também serve cerca de 30 tipos de cervejas diferentes. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

B&B Barge Johanna

Você já pensou em se hospedar em um barco? Nossa terceira opção de hospedagem, também Bed and Breakfast, te oferece essa experiência. Situado no Canal Ghent-Bruges a 10 minutos a pé do centro histórico de Bruges, o Barge Johanna B & B oferece cabines com ar-condicionado em um barco – e a nota deles é 9,3!

onde se hospedar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

Com vista para o canal, todos os quartos têm banheiro privativo com chuveiro, uma pia e toalete. No Barge Johanna, o café da manhã caseiro é servido na área de estar comum, todas as manhãs. Quando o tempo está bom, pode-se sentar no andar superior para apreciar melhor a vista. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde se hospedar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

City Flats by Lybeer Hotel Group

Nossa última opção de hospedagem apresentada aqui é para os que preferem se hospedar em um estúdio/apartamento, tendo todo o espaço disponível para você, além de poder contar com uma cozinha compacta para fazer as suas refeições.

onde ficar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

Essa acomodação também está localizada no centro histórico de Bruges e dispõe de Wi-Fi gratuito e estacionamento no local. Para conferir tudo sobre essa hospedagem e para fazer a sua reserva, basta clicar aqui.

onde ficar em Bruges, Belgica
Foto: divulgação Booking.com

Pois bem, minha gente, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking

Rentcars

wise

seguro viagem

chip internacional

Deixe um comentário