Viajar de ônibus na Índia: dicas para facilitar a sua viagem

Viajar de ônibus na Índia não é das tarefas mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças não. Nós viajamos mais de trem do que de ônibus na Índia, mas creio que nossas experiências podem ajudar vocês. Ao todo fizemos três viagens de ônibus pelo Rajastão: de Udaipur para Jodhpur, de Jodhpur para Jaisalmer e de Jaisalmer para Bikaner.

Então, aqui eu vou contar para vocês como foram essas viagens, como fizemos para comprar nossos bilhetes, onde é possível adquiri-los, se vale ou não a pena usar o famoso 12Go Asia, quais os tipos de assentos disponíveis e muito mais! E se você quiser saber mais sobre como é viajar de trem na Índia, basta clicar nesse post que está tudo lá bem explicadinho.

Onibus e estradas na Índia
Jodhpur

Bem, durante a nossa viagem pela Índia visitamos Delhi, Agra, VaranasiJaipur, o Parque Nacional de Ranthambore em Sawai Madhopur, onde fizemos safaris para ver o majestoso tigre de bengala, UdaipurJodhpurJaisalmer, onde passamos uma noite no deserto de Thar e Bikaner, de onde visitamos o incrível Templo dos Ratos.

Nós estávamos chegando de uma viagem incrível pelo Nepal, onde fizemos um trekking de 40 dias pela cordilheira dos Himalaias e já estávamos bem cansados, mas não abrimos mão de viver essa experiência que tanto queríamos: viajar pela índia. Aliás, já aproveite e inscreva-se no nosso canal no YouTube que tem bastante coisa legal por lá.

Kala Patthar Nepal
Que incrível é essa cordilheira dos Himalaias! Ao fundo à esquerda, o Everest.

E foi a partir dessas experiências que eu decidi escrever esses posts, pois foi bem difícil para conseguirmos desenrolar tudo por lá sozinhos, por isso a ideia de ajudar vocês, que pretendem enfrentar essa empreitada sozinhos também.

Atenção

Todos os valores porventura apresentados aqui, assim como as informações em geral trazidas, referem-se a maio de 2023.

A Índia

Aqui eu não vou me estender em detalhes sobre a Índia, mas precisamos ter em mente que estamos falando do país mais populoso do mundo e que tem quase 1,5 bilhão de habitantes e que muitas dessas pessoas se locomovem pelo país, que é imenso territorialmente, de trem ou de ônibus – mas creio que especialmente de trem.

Estação de trem Nova Delhi
Estação de trem de Nova Delhi

Distâncias maiores tendem a ser percorridas de trem, enquanto os ônibus tendem a cobrir distâncias menores, mas isso não significa que não exista a possibilidade de se fazer viagens longas de ônibus também.

Como são os ônibus e as estradas na Índia?

Diferente do sistema de trens na Índia que é administrado pela IRCTC (Indian Railway Catering and Tourism Corporation) ou simplesmente Indian Railway, há diversas empresas, indianas e estrangeiras, que operam ônibus de turismo no país, como acontece na maior parte dos lugares no mundo.

Bem, há todo o tipo de ônibus: novos, velhos, em boas condições, em más e em péssimas condições. Nós vimos alguns ônibus transitando que nos fizeram pensar: sério que isso tem autorização para levar pessoas? Os ônibus nos quais viajamos eram normais: nem bons, nem ruins.

Onibus e estradas na Índia
Esse é um ônibus bem velho, né? Não tem das melhores aparências. E ele está até bom, perto de alguns que vimos por lá, viu? E essa foto está no site do redbus.in – mais para frente falaremos melhor sobre esse site – então esse é meio que considerado um ônibus regular para se viajar. Ainda assim, eu não diria que a maioria dos ônibus são ruins, eu diria que a maioria são intermediários. (foto: redbus.in)

Há ônibus de tamanho comum, aqueles com cerca de 40 assentos, e os menores, tipo microônibus e vans. Os motoristas que pegamos não corriam muito para a nossa sorte – mas vimos alguns bem apressadinhos pela estrada.

Nós transitamos apenas pelo estado do Rajastão e ali as estradas nos pareceram estar boas. Apesar de muitas dessas estradas que ligam as cidades no estado serem de pista simples, o asfalto estava na maior parte do tempo bom, sem muitos buracos.

Onibus e estradas na Índia
A empresa M.R. Travels tem ônibus muito bons, dos melhores que vimos por lá. As passagens deles são mais caras, mas eles oferecem um serviço melhor. (Foto: redbus.in)

Assim como no Brasil, especialmente aqui no Nordeste, muitas vezes as estradas passam pelas cidades e vilas no caminho, e se tornam como que uma rua ou avenida da cidade, o que faz com que os deslocamentos acabem demorando um pouco mais. Além disso, os ônibus por lá também costumam ir pingando de cidade em cidade.

Onibus e estradas na Índia

E o banheiro?

Muitos ônibus na Índia, especialmente os mais antigos, não dispõem de banheiro. Os menores nunca tem, nem contem com isso e os ônibus de tamanho normal só terão essa facilidade se forem mais novos – e olhe lá! Não me parece ser algo costumeiro essa história de ônibus com banheiro por lá. Portanto, evite beber muito líquido antes da viagem.

Onibus e estradas na Índia
Alguns ônibus da MR Travels têm banheiro, como esse da foto. No entanto, nós viajamos em um ônibus deles que não dispunha de um.

E a bagagem?

Bem, dependendo do tamanho do ônibus ele pode dispor de um bagageiro. Em alguns ônibus menores, eles podem amarrar bagagens no teto. Bem, eu, sinceramente, não colocaria as minhas coisas no bagageiro de um ônibus na Índia. É tudo muito desorganizado e é um sobe e desce o tempo todo que eu não sei se nossas mochilas teriam chegado conosco em nossos destinos.

Onibus e estradas na Índia
Ônibus menores como esse da foto, geralmente, não possuem um bagageiro. Esse parece nem ter espaço para colocar as coisas no teto. (foto: redbus.in)

Mas faz como? Viaja com a mala/mochila junto com você. Ela pode ir nos seus pés se você for sentado em um assento comum ou na cama se comprar um assento sleeper.

Tipos de assentos nos trens na Índia

Puxando o gancho do tópico anterior, existem basicamente dois tipos de classes/assentos nos ônibus na Índia: a classe seater e a sleeper. Na seater você compra um assento e na sleeper, uma cama. Há ainda os ônibus com ar condicionado (AC) e sem ar condicionado (Non AC). A quantidade de assentos por corredor é indicado pela numeração 2+1 ou 2+2.

Onibus e estradas na Índia
Ônibus sem AC com opção apenas de assentos. (foto: redbus.in)

As indicações são basicamente assim:

  1. Sleeper 2+1 (ônibus apenas com camas na configuração duas camas de um lado e uma do outro lado do corredor);
  2. Sleeper 2+2 (ônibus apenas com camas na configuração duas camas de um lado e duas do outro lado do corredor);
  3. Seater/Sleeper 2+1 (ônibus com camas e assentos na configuração dois assentos ou camas de um lado e uma cama do outro lado do corredor);
  4. Seater/Sleeper 2 +2 (ônibus com camas e assentos na configuração dois assentos ou camas de um lado e dois assentos ou camas do outro lado);
  5. Seater 2+2 (ônibus com dois assentos de cada lado do corredor);

Mais um detalhe importante: os ônibus sleeper têm, via de regra, dois andares, inclusive os microônibus. Mas não, não são aqueles ônibus enormes de dois andares que vemos por aí não. Eles são um pouco mais altos apenas e eles dão um jeito de caber os dois andares. Isso porque no andar superior ficam apenas camas e então é mais tranquilo – ou não, né?! Mas enfim, é assim que funciona.

Onibus e estradas na Índia
Vejam esse ônibus estacionado: ele oferece assentos AC Sleeper 2+1, portanto tem dois andares, mas vejam como ele não é muito alto. Outra coisa: vejam que tem uma escada na lateral dele que dá acesso ao teto para a colocação de bagagens.

Qual assento escolher?

Bem, nós viajamos apenas em assentos/seater, apesar de viajarmos em ônibus mistos, ou seja, com assentos e camas. Primeiro porque comprar um assento cama é mais caro e, segundo porque nossos trajetos eram pequenos e não vimos necessidade alguma de pegar uma cama. Mas vale a pena comprar o assento cama?

Onibus e estradas na Índia
Nosso ônibus misto: assentos do lado direito e camas do lado esquerdo e no “segundo andar” do ônibus. Reparem como o teto era baixinho por causa das camas na parte de cima.

Pode ser que sim, mas eu não compraria, apenas em uma única opção: se eu pegasse um ônibus na Índia para uma viagem longa, noturna ou não, e se o meu ônibus saísse de um ponto final. Se eu fosse pegar o ônibus em alguma parada no caminho, jamais. Daqui a pouco falaremos melhor sobre essa história de ponto final, rodoviária, paradas no caminho e nas cidades. Além disso, só se fosse uma cama no segundo andar.

Onibus e estradas na Índia
Cama dupla no segundo andar. Sim, as camas podem ser simples, para apenas uma pessoa, ou duplas, como essa da foto. Se estiver viajando sozinho, compre apenas camas simples, se tiver sinalizando que há duas camas no mesmo lado do corredor, uma ao lado da outra, alguém vai deitar do seu lado!

Pois bem, o que nós observamos por lá: as pessoas simplesmente sentam nas camas das outras. É isso mesmo! Os ônibus na Índia podem viajar cheios e as pessoas vão em pé se não tiverem mais onde sentar. Parece ônibus de deslocamento nas cidades mesmo, sabe? O busão que você pega voltando do trabalho? Então.

Onibus e estradas na Índia
Vejam essas duas moças sentadas na cama ao nosso lado: reparem que a cortina está semifechada, isso porque tem uma pessoa deitada ali. As moças chegaram, empurraram a cortina e sentaram.

Mas cansa ficar horas de pé, né? Daí o povo senta para descansar – na sua cama. E vou dizer mais: não é uma pessoa só não, podem ser várias! Gente, eu vi pessoas dormindo na cama e a galera chegando e sentando na boa!

Além disso, não me pareceu que as pessoas obedeçam muito essa história de assentos marcados. Algumas chegavam, iam tirando os sapatos, deitando nas camas, daí chegava uma outra pessoa que parecia ser a “dona” da cama e pedia para a outra sair. Enfim, eu não vi nenhuma briga por causa de assentos, as pessoas conversavam e pronto. Aliás, o povo indiano me pareceu extremamente pacífico, já que mesmo no meio daquele caos que é o trânsito nas cidades, você não vê brigas. Mas gente, eu acho que não vale a pena a “confusão”.

Onibus e estradas na Índia
Cama para uma pessoa na parte inferior do ônibus. Vejam que existem cortinas tanto nas janelas como na área do corredor, isso para dar mais privacidade ao passageiro. Mas como vimos na foto anterior, isso pode não ter muita valia …

Nós compramos poltronas e foi tudo bem. E mesmo assim, digo logo, era possível ter alguém sentado no nosso lugar, sim. Mas daí seria tentar conversar e ajeitar as coisas. Só acho que nas camas a coisa fica mais complicada, pois pode ser que você tenha que ficar pedindo para várias pessoas sairem da sua cama (a não ser que você não se incomode, claro) – e eles não parecem ligar de dividir os espaços. Então nessa história, o estranho é você! Agora se você pegar uma cama no andar de cima, esse problema já fica resolvido.

Onibus e estradas na Índia
Ônibus que têm apenas camas dos dois lados são assim. Em ônibus desse tipo, pode até não ser ruim pegar uma cama no andar de baixo, já que, teoricamente, todos que estão viajando no ônibus deveriam ter sua própria cama. Agora, se no caminho o motorista vai deixar mais pessoas entrarem no ônibus, daí eu já não sei.

Agora mesmo pegando uma cama no andar de cima, pode ter alguém deitado no seu lugar se você não pegar o ônibus no ponto final, então eu também não arriscaria.

Ônibus locais na Índia

Há, ainda, a opção de usar os ônibus locais na Índia. Basicamente, esses são ônibus que saem dos mesmos lugares que os ônibus turísticos saem – e de outros lugares também – mas você não consegue comprar suas passagens com antecedência para eles. Pelo menos não na internet, onde elas não estão disponíveis.

É possível que você consiga comprar talvez com um dia de antecedência, mas às vezes as passagens para esse tipo de transporte só são vendidas na hora mesmo. Muitas vezes você vai embarcar no ônibus e pagar para o cobrador no meio do caminho. Basta chegar onde saem os ônibus e perguntar por um ônibus local para o seu destino. Ah, e esqueça a história de ter assento marcado, tá? Vai sentado onde der ou em pé mesmo!

Onibus e estradas na Índia
Uma coisa muito comum na Índia são os animais no meio da estrada. Em todas pelas quais passamos, nós avistamos animais soltos nas pistas, especialmente vacas.

Esses são ônibus que só possuem assentos tipo poltrona, não têm cama e, geralmente, os assentos são 2+3, dois de um lado e três do outro. Quer dizer, tudo bem apertado!

E são ônibus geralmente mais velhos e que estão em piores condições, mas também custam muito pouco. Eu indico pegar esse tipo de ônibus? Não! Primeiro pela segurança, segundo porque as passagens de ônibus na Índia são baratas, então não acho que essa seja uma economia que justifique o risco.

Rodoviárias, pontos finais e paradas nas cidades e estradas

Gente, a Índia é um país IMENSO e a realidade dos lugares é muito diferente. Esse é um ponto em que a Índia é bem parecida com o Brasil. Então é o seguinte: toda cidade tem uma rodoviária? Não! Os ônibus, mesmo nas cidades que têm rodoviárias, podem sair de mais de um local, de mais de um ponto/parada.

Eles podem, inclusive, sair da rodoviária (ou algo parecido) e ir parando em diversos pontos pegando outros passageiros, dentro da cidade mesmo. Além disso, é muito comum eles fazerem paradas no caminho e essas paradas normalmente se dão no meio da estrada nos arredores das cidades.

Onibus e estradas na Índia
À esquerda, onde tem alguns ônibus estacionados, era uma parada de ônibus na cidade de Sawai Madhopur.

Em algumas dessas paradas, é possível descer para comprar alguma coisa ou para tentar achar um banheiro, mas não se afaste muito para o ônibus não partir sem você, ok? Além disso, muitas pessoas tanto entram nos ônibus como ficam do lado de fora vendendo de tudo: água, suco, chai, sorvete, lanches, frutas.

Nós fomos em apenas uma rodoviária e foi na cidade de Agra – eu nem sei se posso chamar aquele lugar de uma rodoviária mesmo. Era mais uma garagem de ônibus com um guichê de venda de passagens. Havia uma outra rodoviária em Agra, maior que essa, mas que também parecia mais uma garagem do que uma rodoviária. Enfim, em cada cidade isso vai ser diferente e pode haver mais de uma rodoviária em uma cidade e/ou vários pontos de saída dos ônibus. Bem, e como saber de onde vai sair o seu ônibus ou onde você deve descer?

Viajando de ônibus na Índia: como saber onde pegar e onde descer do ônibus?

Bem, nesse quesito, viajar de trem é super tranquilo! De ônibus, a coisa fica um pouquinho mais complicada. Mas nada que impossibilite a sua viagem, é claro!

Uma dica é sempre, sempre andar com o seu destino por escrito – mesmo que seja no celular – e de preferência em inglês e em hindi (ou no idioma/dialeto local). Isso porque se você precisar pedir informação para alguém sobre onde descer ou onde pegar o seu ônibus, isso pode te ajudar bastante, caso a pessoa não fale inglês.

Onibus e estradas na Índia
O rapaz da nossa hospedagem em Jodhpur escreveu em um papel para nós o nome do lugar onde deveríamos ir para pegar o nosso ônibus, em inglês e em hindi (creio eu).

Pois bem, para saber de onde vai sair o seu ônibus, você tem algumas opções: você pode checar on-line ao fazer a sua compra – vamos falar sobre isso já já – ou perguntar na sua hospedagem. De toda a forma, sempre pergunte/confirme na sua hospedagem de onde vai sair o seu ônibus, tendo ou não comprado a sua passagem com antecedência! E peça o nome do local por escrito, também em inglês e hindi, ok?

A depender de onde fica a parada, você pode ir até ela a pé, fechar com a sua hospedagem o deslocamento ou pegar um Tuk Tuk e é nesse caso que o nome por escrito (em hindi/ idioma/dialeto local) vai te ajudar bastante.

Onibus e estradas na Índia
A “pequena” quantidade de Tuk Tuk em frente à estação de trem de Nova Delhi.

Para saber qual é o seu ponto ou o local onde vai descer, você também pode consultar no site na hora da compra de sua passagem – ou mesmo que você decida comprar na hora sua passagem, consulte no site antes para já anotar e não ter que depender de informações locais, que podem ser imprecisas. No caso de pegar um ônibus local, o jeito é perguntar para o cobrador mesmo.

Onibus e estradas na Índia
Esse é um print da página do site Redbus.in. Nele você pode perceber que é possível, além de checar os assentos e fotos dos ônibus, checar também os pontos de embarque e de desembarque (boarding and dropping points).

De toda a forma, não tem melhor opção do que usar um aplicativo como o Maps.Me e ir acompanhando o seu trajeto. O bom do Maps.Me é que você pode baixar o mapa da região para onde vai viajar com antecedência e acessá-lo offline! Nós fizemos isso todas as vezes e deu super certo, não erramos uma parada. Quer dizer, só uma vez que tivemos um problema com o local de descida, mas a culpa não foi do nosso aplicativo.

Deixa eu contar essa história: nós compramos pela internet uma passagem para ir de Udaipur a Jodhpur. Pois bem, anotei o nome do ponto de descida e fiquei acompanhando no aplicativo. Quando faltavam uns 2 quilômetros ainda para chegar nele, o ônibus parou e o motorista disse que ali era o ponto final e que nós deveríamos descer. Eu então mostrei a nossa passagem onde estava indicada a parada seguinte, mas o motorista simplesmente riu da nossa cara e deu de ombros.

Onibus e estradas na Índia

Enfim, descemos ali mesmo e tivemos que pegar um Tuk Tuk para nossa acomodação, que ficava a menos de 100 metros da parada programada. Foi um grande problema? Claro que não, mas custou um pouco mais da nossa paciência.

É de boa mulher viajar sozinha de ônibus na Índia?

De uma forma em geral, a Índia é um país tranquilo. Infelizmente, os crimes sexuais cometidos especialmente contra as mulheres ainda são uma dura realidade no país. Isso não significa que você não possa viajar de ônibus na Índia, claro que não! Eu só tomaria alguns cuidados: procure viajar de dia e evite os ônibus noturnos, estando sozinha ou acompanhada, tá? Nesses casos, prefira os trens. Eles estão sempre cheios e muitas famílias viajam juntas neles.

Trem na Índia
Muitas mulheres e famílias viajam nos trens na Índia.

Como reservar/comprar sua passagem de ônibus na Índia?

Bem, no final das contas, eu achei mais fácil desenrolar a compra de passagens de ônibus do que de trem. Se você for lá no post onde conversamos sobre como foi viajar de trem na Índia, vai ver que o negócio é meio enrolado, até porque a Indian Railway é a única empresa responsável pelo transporte – que é muito usado no país.

Basicamente, você pode comprar suas passagens pela internet ou pessoalmente e isso vai depender de alguns fatores:

  1. você já tem seu roteiro todo fechado? Sabe exatamente em quais datas vai se deslocar de um lugar para outro? Comprar com antecedência – até mesmo antes de sair do Brasil – pode ser uma boa para você;
  2. Não sabe? Não tem roteiro fechado? Então pode ser que você tenha que comprar suas passagens no dia de viajar mesmo ou pode ser que até consiga comprar pela internet, mas daí já em viagem, devendo fazer isso lá na Índia mesmo;
  3. Não tem roteiro e está procurando viver o máximo das experiências locais? Esqueça comprar pela internet!
Trem na Índia
Por falar em experiências, viajar de trem pela Índia é uma experiência e tanto, especialmente na Classe Sleeper!

O que nós fizemos? Nós tínhamos um roteiro que montamos um pouco antes de sair do Nepal, então não conseguimos ver nada daqui do Brasil. Ao chegarmos em Delhi, compramos todas as nossas passagens de trem. Mas para alguns trechos não conseguimos as passagens, então decidimos fazê-los de ônibus e deixamos para comprar os bilhetes em cada lugar. Então bora falar melhor sobre isso agora.

Pela Internet

Bem, como falei acima, você pode comprar suas passagens de ônibus na Índia pela internet. Essa compra tanto pode ser feita com maior antecedência como no dia mesmo da sua viagem. Existem dois sites (com certeza existem mais!) que eu conheço e que você pode usar.

Redbus

Esse foi um site que eu descobri lá em Udaipur. O rapaz da nossa hospedagem nos ajudou a comprar a nossa passagem para Jodhpur e foi esse o site que ele nos indicou para fazermos nossas pesquisas. E o site é realmente ótimo! Oferecendo diversas opções, ele é super prático e fácil de usar.

O único problema foi na hora de fazer o pagamento. Eles não aceitavam pagamento com cartões de crédito expedidos fora da Índia – a mesma coisa nos aconteceu na compra das passagens de trem em Delhi. Pois bem, o que fizemos? O rapaz do hotel, super gentil, fez o pagamento no cartão dele e nós demos o dinheiro a ele.

Gente, eu já falei isso, mas vou reforçar: peça ajuda na sua hospedagem! Quando nos deslocamos de Jaisalmer a Bikaner, o rapaz da hospedagem não apenas comprou as nossas passagens, como nos levou até o local onde os ônibus saíam e nos deixou na porta do nosso ônibus – isso às 06h da manhã!

Onibus e estradas na Índia
Nós checamos o melhor horário no site e ele foi até o local de onde saíam os ônibus, um dia antes, para comprar as nossas passagens!

12GoAsia

Esse é um site que eu já conhecia, mas quando o rapaz me indicou o RedBus logo abandonei minhas pesquisas no 12GoAsia. Mas sim, ele é um ótima opção, até porque os bilhetes de ônibus têm confirmação imediata, diferente dos de trem, onde isso nem sempre acontece.

Além disso, é possível fazer pagamento com cartão de crédito ou pagar usando o dinheiro da sua conta multimoeda com o seu cartão da Wise. De todo o jeito, tenha dinheiro, sempre! Nunca conte em poder pagar tudo na Índia com o cartão que for, ok? Em diversos lugares, cartões não são aceitos.

wise

Você pode pagar um pouco mais caro pelas passagens nesse site, mas se quiser comprar tudo daqui do Brasil, essa pode ser a sua melhor escolha. Eu não tentei comprar nenhuma passagem no RedBus de fora da Índia, mas se você tentar e tiver sucesso, me conta aqui nos comentários, por favor? Pois bem, de todo o jeito, busque nas duas plataformas e compare as opções oferecidas!

Pessoalmente nas rodoviárias ou nas paradas de ônibus

Bem, vamos começar repetindo algo que dissemos mais atrás: vai comprar suas passagens pessoalmente no dia da sua viagem? Pesquise antes no RedBus as opções disponíveis, até para você saber os horários de saída dos ônibus! Outra coisa: verifique no site o local de partida do ônibus, pois pode haver mais de um em uma mesma cidade e, novamente, peça informações na sua hospedagem para confirmar todas as informações.

Você vai partir de uma rodoviária? Vai pegar o seu ônibus em uma esquina na estrada? Só chegando na Índia para saber. Vai ter um guichê para a compra da sua passagem ou vai ter uma pessoa sentada em uma cadeira no meio da calçada para te atender? Uma outra incógnita!

Oniubs e estradas na Índia-15

Deixa eu contar duas coisas que nos aconteceram por lá. Uma em Agra e outra em Jodhpur. Em Agra, como falei mais acima, nós fomos a uma pequena rodoviária procurar passagens para uma cidade próxima que queríamos visitar e a situação de muitos dos ônibus estacionados ali era triste. Imagino que dali saíam os ônibus locais. Bem, acabou que não conseguimos comprar as passagens. E não conseguimos porque a comunicação foi extremamente difícil – só um rapaz falava inglês ali e mesmo assim muito mal – e nem ele nos entendeu direito, nem nós a ele, o que me fez reforçar a ideia de ali ser uma garagem de ônibus locais apenas.

Bem, depois descobrimos que havia uma outra rodoviária, maior, de onde saíam os ônibus de turismo e que deveríamos ter ido nessa rodoviária e não no primeiro lugar. Mas porque fomos para ali? Porque ao invés de perguntar na nossa hospedagem em Agra, nós colocamos no Google Maps e ele indicou aquele lugar. Simples assim! Lição aprendida!

Ônibus e estradas na Índia
Vejam que tem ônibus que são mais precários não apenas por fora, mas por dentro também. Os que pegamos eram bem mais bonitos internamente, mas tenham ciência que tem de tudo, por isso verifiquem as fotos no site da redbus.in antes de adquirir a sua passagem – seja online, seja pessoalmente. (foto: redbus.in)

O outro caso envolveu a compra de nossa passagem de ônibus de Jodhpur a Jaisalmer. Em nossa hospedagem em Jodhpur, como eu disse mais acima, o rapaz nos disse onde poderíamos pegar o ônibus e escreveu em um papel o nome da parada (em inglês e em hindi – aliás, foi ele quem me alertou para a importância disso). Ele também nos disse que era super tranquilo comprar as passagens, pois havia ônibus saindo a cada uma hora mais ou menos para Jaisalmer.

Pois bem, pegamos nosso Tuk Tuk e fomos para esse lugar. Lá, encontramos um rapaz sentado em uma cadeira de escola. Sabe aquelas com a mesa acoplada? Então, essa. Daí vimos que ele estava perto de um ônibus e fomos perguntar se era com ele que comprávamos as passagens e ele disse que sim.

Ônibus e estradas na Índia
Esse é um ônibus seater 2+2 bem ajeitadinho por dentro. (foto: redbus.in)

No hotel, o rapaz já tinha nos alertado de que a passagem custava 300 rupias e que não deveríamos aceitar pagar mais. Logo me acendeu um alerta: vamos ter problemas. Bem, e tivemos. Ao questionar sobre o preço, o rapaz nos disse que a passagem custaria 600 rupias por pessoa. Eu já fui logo dizendo que não e ele não quis saber de conversa e basicamente nos ignorou.

Ocorre que logo chegou um outro rapaz e ele cobrou desse rapaz, na nossa cara, as 300 rupias devidas. Daí eu fui imediatamente falar com o vendedor, né? Sabem o que ele fez? Como se nada tivesse acontecido, me cobrou o valor correto (600 rupias para nós dois) e nos entregou os bilhetes. Simples assim. Enfim, ainda bem que esse rapaz apareceu.

Ônibus e estradas na Índia
Por fim, a passagem emitida pelo valor correto. Vejam que os números dos nossos assentos estão indicados (assentos/seat 11 e 12).

Trem ou ônibus na Índia? Qual é a melhor maneira de se locomover pelo país?

Depende. Eu curti mais viajar de trem, mas tudo tem seus prós e contras, né? A vantagem de viajar de ônibus é que os locais onde você os pega são geralmente mais próximos dos centros, o que facilita a locomoção. Para ir até as estações de trem, você vai, provavelmente, precisar pegar um Tuk Tuk. Mas nada demais!

Outra coisa é que as passagens de ônibus são mais baratas que as passagens de trem, mas o tempo de viagem pode ser bem maior de ônibus do que de trem. Basicamente, eu acho que para viagens curtas, pode ser uma boa o ônibus, mas para viagens mais longas, eu não usaria ônibus na Índia não, eu iria de trem, com certeza.

Só digo uma coisa: viaje de trem na Índia pelo menos uma vez!

Um outro ponto é a segurança, como falamos mais acima, especialmente com relação a mulheres viajando, ainda que estejam acompanhadas. Nesse caso, para viagens noturnas, eu prefiro o trem.

Pois bem, minha gente, eu acho que é basicamente isso. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários, ok?

Planeje sua viagem

Se você gostou do post, se ele te ajudou de alguma forma, você também pode ajudar o Blog, sabia? O Minha Mochila de Viagem é parceiro de algumas empresas que facilitam a sua vida no planejamento da sua viagem. E se você fizer as suas reservas através dos nossos links, você não paga nada a mais por isso e o Blog recebe uma pequena comissão. Que tal?

booking
Rentcars
wise
seguro viagem
chip internacional

Deixe um comentário